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Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950)

Oriani, Angélica Pall

Educação & Formação (Fortaleza), 2018-01, Vol.3 (7), p.104-123 [Periódico revisado por pares]

Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará

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  • Título:
    Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950)
  • Autor: Oriani, Angélica Pall
  • Assuntos: história da educação. escolas primárias. escola isolada. grupo escolar
  • É parte de: Educação & Formação (Fortaleza), 2018-01, Vol.3 (7), p.104-123
  • Descrição: O objetivo deste artigo é problematizar as diferenciações operadas no âmbito das políticas educacionais paulistas entre escolas isoladas e grupos escolares. Para tal, analisa-se a organização do trabalho escolar considerando as orientações oficiais a respeito das ordenações espaço- -temporais e das matérias dos programas de ensino para essas instituições. A delimitação cronológica compreende o período entre 1892, ano de publicação da primeira prescrição oficial sobre a ordenação temporal escolar, e 1950, ano de publicação do último programa de ensino destinado às escolas de ensino primário. Constatou-se que os processos de institucionalização e de expansão da escola primária desenvolveram-se distinguindo essas instituições a partir de critérios geográficos e pedagógicos, os quais separavam a escola multisseriada rural da escola graduada urbana e que, por essa razão, diferentes grupos sociais puderam se apropriar de distintas formas de escolarização.
  • Editor: Fortaleza-Ceará-Brasil: Universidade Estadual do Ceará
  • Idioma: Inglês;Português

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