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Desenvolvimento humano e medicalização no ambiente escolar: reflexões a partir da abordagem histórico-cultural

Mendonça, Elaine Moreno

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2020-02-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento humano e medicalização no ambiente escolar: reflexões a partir da abordagem histórico-cultural
  • Autor: Mendonça, Elaine Moreno
  • Orientador: Andrade, Joana de Jesus de
  • Assuntos: Desenvolvimento Humano; Dificuldades De Aprendizagem; Medicalização; Human Development; Learning Disabilities; Medicalization
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Tomando como ponto de partida a Abordagem Histórico-Cultural assume-se, de antemão, que a atividade humana não é conduzida apenas pelos preceitos biológicos, mas sim criados e recriados por pessoas que interagem entre si, com o meio e ao longo da história da humanidade. Por entender a interconstitutividade humana como fruto das inter-relações sociais, define-se que a relação entre as dificuldades de aprendizagem e a concepção de desenvolvimento humano, é o foco do presente trabalho. O objetivo principal desta pesquisa é analisar diferentes produções acadêmicas e estabelecer possíveis diálogos entre os autores que abordam o tema desenvolvimento humano aliado à dificuldade de aprendizagem escolar, destacando-se a reflexão sobre o uso de medicação no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi bibliográfica e documental e os dados foram organizados em três unidades de análise. Os resultados têm como base a análise de 6 trabalhos que apresentam a medicalização infantil como ponto central para resolver os problemas de não aprendizagem na escola. Os diálogos apontaram para a necessidade de que os aspectos considerados biológicos sejam entendidos como esferas que se interconectam com as esferas pedagógicas das metodologias, dos currículos e das práticas diárias na relação professor-aluno. Apesar dos trabalhos analisados não adotarem a abordagem histórico cultural, eles se aproximam desta perspectiva, ou seja, como conclusão deste trabalho, entendemos que o conceito de Desenvolvimento Humano expresso nestes trabalhos está mais articulado com processo de vida, diferença, diversidade, subjetividade e relações sociais do que, necessariamente, evolução, progresso ou determinismos, sejam eles sociais ou biológicos.
  • DOI: 10.11606/D.59.2020.tde-09032020-104345
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-02-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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