skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A língua italiana e a escola como espaços simbólicos de disputa no início do sec. XX: implicações políticas, sociais e culturais

Picanço, Deise Cristina de Lima ; Correia, Maria Inês Carvalho

Revista de Italianistica, 2024-04 (35), p.5-14 [Periódico revisado por pares]

Universidade de São Paulo

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    A língua italiana e a escola como espaços simbólicos de disputa no início do sec. XX: implicações políticas, sociais e culturais
  • Autor: Picanço, Deise Cristina de Lima ; Correia, Maria Inês Carvalho
  • Assuntos: discurso e educação ; história do Brasil ; ideologia ; língua italiana
  • É parte de: Revista de Italianistica, 2024-04 (35), p.5-14
  • Descrição: Questo articolo ha come scopo riflettere, dal punto di vista storico, sulla presenza assente della/e lingua/e e cultura/e italiana/e nel programma di insegnamento della scuola media superiore a Curitiba, più specificamente nel Colegio Estadual do Paraná all’inizio del XX secolo. Poiché affrontare l’argomento cultura e linguaggio è affrontare anche il soggetto situato sociologicamente e storicamente, sempre in movimento, in rapporto con l’altro, distinguiamo in questa riflessione tre punti che consideriamo intrecciati con la questione della lingua, vale a dire: a) la divergenza fra i soggetti immigrati italiani socialmente e storicamente situati; b) l’ideologia dello “sbiancamento” del Brasile da parte dell’élite brasiliana; e c) la mancata tradizione di una lingua italiana parlata standard. L’approccio teorico utilizzato in questa riflessione è basato sulle idee del Circolo di Bachtin relative al linguaggio indissociato dal soggetto ibrido e alla nozione di differenza culturale che si mostra nell’enunciazione, così come definita da Bhabha (2013). This article aims to reflect, from a historical perspective, on the absent presence of the Italian language(s) and culture(s) in the high school curriculum in Curitiba, more specifically at the State College of Paraná at the beginning of the 20th century. As to deal with culture and language is to deal with the sociological and historically situated subject, always in movement, in his relation to the Other, we highlight in this reflection three points that we believe are related to the question of language, namely: a) the divergence between the socially and historically situated Italian immigrant subjects; b) the Brazilian elite’s ideology of Brazil’s racial whitening; c) the lack of a standard spoken Italian tradition in this period. Our reflection is based on the ideas of Bakhtin's Circle that language is indissoluble from the hybrid subject and on the notion of cultural difference that occurs in enunciation, as defined by Bhabha (2013). Este artigo tem como objetivo refletir, sob o viés histórico, sobre a presença ausente da(s) língua(s) e cultura(s) italiana(s) no currículo de ensino médio em Curitiba, mais especificamente no Colégio Estadual do Paraná no início do século XX. Como tratar de cultura e linguagem é tratar do sujeito sociológico e historicamente situado, sempre em movimento, na relação com o outro, destacamos nessa reflexão três pontos que acreditamos estejam relacionados com a questão da língua, a saber: a) a divergência entre os sujeitos imigrantes italianos social e historicamente situados; b) a ideologia do branqueamento do Brasil por parte da elite brasileira; e c) a ausência de tradição da língua italiana falada standard nesse período. Para essa reflexão, tomam-se como base as ideias do Círculo de Bakhtin sobre linguagem indissociada de sujeito híbrido e a noção de diferença cultural que ocorre na enunciação, conforme definida por Bhabha (2013).
  • Editor: Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Italiano

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.