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Desenvolvimento do motor de ignição por compressão alimentado por injeção direta de óleo diesel e por etanol pós-vaporizado no coletor de admissão

Feitosa, Marcelo Valente

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2003-12-08

Acesso online

  • Título:
    Desenvolvimento do motor de ignição por compressão alimentado por injeção direta de óleo diesel e por etanol pós-vaporizado no coletor de admissão
  • Autor: Feitosa, Marcelo Valente
  • Orientador: Santos, Antonio Moreira dos
  • Assuntos: Substituição De Diesel Por Etanol; Motores De Combustão Interna; Injeção No Coletor De Admissão; Fumigação; Etanol Pós-Vaporizado; Diesel; Combustível Alternativo; Álcool; Diesel Substitution By Ethanol; Post-Vaporized Ethanol; Internal Combustion Engines; Intake Manifold Injection; Alternative Fuel; Fumigation; Alcohol
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Desenvolveu-se um sistema de alimentação misto para motores de ignição por compressão turboalimentados, o qual utiliza diesel injetado normalmente na câmara de combustão e etanol pós-vaporizado, injetado líquido no coletor de admissão e vaporizado pela grande disponibilidade de energia contida no ar comprimido. Foram possíveis substituições de até 55% da massa de diesel por etanol; funcionamento regular e repetitivo foi verificado, resultado da admissão de álcool na forma de vapor. Constatou-se que o rendimento térmico e as emissões de gases poluentes eram bastante influenciados pelo sistema de alimentação desenvolvido: ganhos de até 25,6% no rendimento térmico foram possíveis com reduções máximas de 81% na emissão de material particulado e 80% em NOx, pela queima mais eficiente do diesel na presença do vapor de etanol. Reduções notáveis na temperatura do ar comprimido foram atingidas, possibilitando a substituição dos \"intercoolers\". A análise teórica da implantação do sistema desenvolvido, numa frota de veículos de transporte coletivo da região metropolitana de São Paulo, indicou viabilidade econômica e ambiental.
  • DOI: 10.11606/T.18.2016.tde-15032016-135844
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2003-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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