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Latência e transmissão: uma abordagem psicanalítica da eficácia do ato educativo na infância - entendido como tarefa e dívida paterna para a constituição do sujeito e para a maximização do êxito do trabalho da adolescência

Rodolpho Ruffino Maria Cristina Machado Kupfer

2004

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T RC504 R923L e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Latência e transmissão: uma abordagem psicanalítica da eficácia do ato educativo na infância - entendido como tarefa e dívida paterna para a constituição do sujeito e para a maximização do êxito do trabalho da adolescência
  • Autor: Rodolpho Ruffino
  • Maria Cristina Machado Kupfer
  • Assuntos: PSICANÁLISE; PATERNIDADE; ADOLESCÊNCIA; CONSTITUIÇÃO DO EU
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação apresenta uma reflexão a respeito do lugar da eficácia da função paterna pós-edípica sobre a infância do sujeito humano estruturado sob a normalidade neurótica na transmissão dos recursos para a sua travessia ulterior pela adolescência e para a constituição de sua subjetividade adulta futura. Aqui, o período da latência da sexualidade infantil (período compreendido entre o Édipo e a puberdade) é situado como correspondendo ao tempo da constituição do sujeito no qual - desde que se espere que dali surja um sujeito à altura de ter acesso a alguma noção de seu lugar na ordem simbólico-cultural - deve acontecer a recepção, pela subjetividade da criança, da estrutura, da história e da semântica próprias à civilização na qual ela está inscrita. No entanto, segundo a tese aqui defendida, essa recepção, para acontecer, precisa de algo a mais do que a boa vontade ou a responsabilidade da criança. Ela precisa ser ativamente possibilitada por algo que advenha à criança de fora e por obra de um trabalho de transmissão do legado a ela destinado que só pode se realizar a partir de um outro. Não de um outro qualquer e sim de um outro que, frente à criança e nesse tempo de sua vida, torne presente a Alteridade, a Proximidade e a Providência através de sua própria presença. Ora, este trabalho pensa que, em consonância com o pensamento freudiano, o personagem paterno da realidade familiar é, para a criança em latência, dentre todos as figuras que a partir do
    campo do Outro possam estar marcado para essa criança simultaneamente por essas três posições, aquele que está, desde o Édipo, em posição privilegiada de operar tal transmissão. E esta dissertação acrescenta ainda que é através desse trabalho paterno de transmissão que se encerrará a série dos acontecimentos que, ao longo da infância, puseram-se a operar para a constituição da subjetividade humana
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 482 p.
  • Idioma: Português

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