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Episiotomia e integridade perineal no parto: inovações e contradições no ensino e na assistência

Lemes, Luana Beatriz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2023-11-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Episiotomia e integridade perineal no parto: inovações e contradições no ensino e na assistência
  • Autor: Lemes, Luana Beatriz
  • Orientador: Diniz, Carmen Simone Grilo
  • Assuntos: Ciência Da Implementação; Práticas Baseadas Em Evidência; Gênero; Episiotomia; Saúde Materna; Evidence-Based Practice; Gender; Episiotomy; Implementation Science; Maternal Health
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: o acesso a uma assistência segura e respeitosa, que possibilite uma experiência de parto positiva, ainda é um desafio, especialmente no Brasil, que possui um modelo de assistência com excesso de intervenções, entre elas a episiotomia. Objetivo: descrever e analisar as mudanças no ensino e na prática da episiotomia, e as estratégias consideradas mais efetivas para facilitar a incorporação de evidências e boas práticas na assistência ao parto vaginal. Métodos: pesquisa com métodos mistos; foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde e docentes; adicionalmente, realizamos observação de plantões e análise documental para descrever e avaliar as mudanças nas taxas de episiotomia e demais desfechos perineais de uma maternidade-escola do Estado de São Paulo. O material foi analisado sob as perspectivas de gênero e da teoria histórico-cultural da atividade. Resultados: as estratégias consideradas mais efetivas na mudança da formação e da prática de profissionais de saúde foram: a) tornar o problema visível: protocolos com registro e monitoramento de indicadores (taxa de episiotomia, integridade do períneo e lacerações classificadas por gravidade) e a obrigatoriedade de registro em prontuário da indicação da episiotomia; b) mudanças na formação: disseminação de evidências científicas, capacitações teóricas e práticas incluindo simulações, e a redução do uso de fórceps; c) a implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Mulher e da Criança e do plano de parto, facilitado pelo Laboratório de Mudança, e a ampliação da comunicação com parturientes; d) atividades educativas com usuárias e rodas de gestantes. Conclusões: para a implementação e manutenção de um modelo seguro e qualificado são necessárias estratégias específicas, relacionadas aos indicadores e à capacitação de profissionais, e ações que promovem a comunicação para o fortalecimento do protagonismo de parturientes. Este conjunto de estratégias pode proporcionar um cuidado livre de danos e uma experiência de parto positiva, promovendo um ensino condizente com diretrizes nacionais e internacionais, e formando profissionais mais atentos às evidências científicas e aos direitos humanos.
  • DOI: 10.11606/T.6.2023.tde-05022024-185340
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2023-11-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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