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Contribuição para análise do custo do ciclo de vida de um sistema de gerênciade pavimento ferroviário

Fernando Sgavioli Ribeiro Liedi Légi Bariani Bernucci 1958-

2017

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FT-3847 versão corr. )(Acessar)

  • Título:
    Contribuição para análise do custo do ciclo de vida de um sistema de gerênciade pavimento ferroviário
  • Autor: Fernando Sgavioli Ribeiro
  • Liedi Légi Bariani Bernucci 1958-
  • Assuntos: PAVIMENTAÇÃO -- DESEMPENHO; FERROVIAS; CICLO DE VIDA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: Uma nova abordagem de sistema de gerência de pavimentos ferroviários é exposta nesta tese. O objetivo principal da pesquisa foi o desenvolvimento de um sistema de gerência em nível de rede e análises do custo do ciclo de vida em nível de projeto, adotando como estudo de caso a Estrada de Ferro Vitória Minas. A revisão bibliográfica apresenta modelos de avaliação da qualidade geométrica e estrutural no Brasil e no mundo. O desenvolvimento iniciou-se com a composição do sistema de gerência em nível de rede utilizando um inventário do trecho em estudo, a subdivisão dessa via em segmentos homogêneos de comprimento variável de acordo com a geometria (curva e tangente), e a aplicação de seis códigos: (i) classe de via; (ii) inventário da estrutura do pavimento com base no tipo de dormente; (iii) geometria com a definição da metodologia de avaliação da qualidade geométrica, propondo um índice que aplica o desvio padrão dos parâmetros geométricos (bitola, empeno, alinhamento e nivelamento transversal), a contagem de exceções e os respectivos limites de alerta, intervenção e segurança; (iv) superfície pela análise do desgaste do trilho e defeitos superficiais; (v) segurança pelo coeficiente de atrito; e (vi) capacidade estrutural com a aplicação do módulo de via parametrizado pelo carro controle. A partir dos seis códigos, foi possível categorizar a estratégia de manutenção aplicável e, em nível de projeto, foram analisadas as degradações do lastro e do desgaste do trilho, com definições de equações de predição, o que permitiu simular o custo do ciclo de vida das estratégias. Por fim, para verificar a viabilidade técnica da estratégia de manutenção apontada, foram estudadas as tensões no topo do lastro e do subleito e ainda o módulo de via por retro análise das deflexões medidas da via permanente em duas seções da EFVM.
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 313 p.
  • Idioma: Português

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