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(Des)musealizações e práticas de contracolecionismo em arquivos instantâneos

Lavigne, Nathalia De Castro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2023-05-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    (Des)musealizações e práticas de contracolecionismo em arquivos instantâneos
  • Autor: Lavigne, Nathalia De Castro
  • Orientador: Beiguelman, Giselle
  • Assuntos: Arquivos; Redes Sociais; Comunicação E Arte; Memória; Museus; Archives; Museums; Memory; Communication And Art; Social Media
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese aborda o impacto da reprodução fotográfica nos museus e como os modos de ver nesses espaços e as narrativas museológicas vem se modificando especialmente na última década, movimento que coincide com a criação do Instagram, em 2010. Nessa época, grande parte das instituições passa a rever as proibições do uso de câmeras nas salas expositivas, incentivando um envolvimento do público na produção de imagens de seus espaços e coleções. Tal fenômeno aponta para uma nova cultura da memória, na qual a musealização da vida cotidiana (HUYSSEN, 1995) atinge os próprios museus, que ganham outras (contra)narrativas no ambiente fragmentado das redes sociais. Práticas de contracolecionismo (BEIGUELMAN, MAGALHÃES, 2014) são analisadas por meio de hashtags colaborativas, perfis pessoais e de museus no Instagram, tratando essa plataforma como um tipo de arquivo instável, involuntário e instantâneo (GEISMAR, 2016). O que chamamos de musealização/desmusealização refere-se ao caminho percorrido entre a documentação fotográfica de seus espaços e visitantes combinada ao surgimento de novas narrativas sobre o que é arte e o que é um museu criadas em processos coletivos e colaborativos. O recorte bibliográfico segue uma abordagem transdisciplinar, discutida à luz de uma bibliografia de campos como Teoria e Crítica de Arte, Cultura Visual, Estudos da Memória e de Museu e Estudos de Mídia e Internet. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi feita por meio de buscas por hashtags no Instagram, além da análise de contas específicas como estudos de caso.
  • DOI: 10.11606/T.16.2023.tde-22112023-115454
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2023-05-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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