skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Reflexões acerca da educação e o cinema: breves contribuições para a pedagogia da escola contemporânea
Silva, Josineide Alves Da
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-03-14
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Reflexões acerca da educação e o cinema: breves contribuições para a pedagogia da escola contemporânea
Autor:
Silva, Josineide Alves Da
Orientador:
Setton, Maria da Graca Jacintho
Assuntos:
Cinema
;
Ensino E Aprendizagem
;
Formação Audiovisual De Professores
;
Audiovisual Teacher Training
;
Cinema
;
Teaching And Learning
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Este estudo tem por objetivo desenvolver uma disciplina na interface da educação e o cinema que possa compor os currículos dos cursos de graduação em Pedagogia e demais licenciaturas no país. Trata-se de um estudo com ênfase central no cinema, na tentativa de levantar conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas elencadas como prioritárias na formação audiovisual docente. Tal estudo justifica-se tendo em vista a Lei nº 13.006, sancionada em 26 de junho de 2014, que determina a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. Parte-se do pressuposto de que o cinema, como objeto da indústria midiática, opera como uma matriz de cultura e que, na qualidade de produção humana, pode se destacar como: a) uma linguagem artística produtora de sentido; b) uma técnica de registro, portadora de estética/linguagem passível de ser usada como documento sócio-histórico; c) além disso, pode se destacar como produção simbólica, uma vez que apresenta ideologias diversas, permitindo identificar perspectivas filosóficas, históricas e culturais que abrem o diálogo com o público, ampliando sua capacidade crítica e criativa. Para desenvolver a investigação, realizamos uma pesquisa documental nas produções acadêmicas registradas em instituições científicas e periódicos que cultivam a interface da educação e o cinema com base nos trabalhos de Lakatos e Marconi (2010); Ludke e André (1986); entre outros. Cabe destacar que os estudos bibliográficos centrados em teorias específicas do cinema na qualidade de arte, comunicação e indústria cultural, explorados por Turner (1997); Kellner (2001); Duarte (2002); Xavier (2003); Bergala (2008); Napolitano (2009); Thiel (2009); Bordwell e Thompson (2013); Fresquet (2013); bem como os trabalhos na área de Sociologia, mais especificamente as contribuições de Sorlin (1994); Fischer (2007); Setton (2010); além de pesquisas no campo da Educação como Gadotti (2005); Libâneo (2013); Nóvoa (2017); farão parte do escopo teórico desta investigação. Como resultado, espera-se construir conhecimento sistemático a respeito de teorias cinematográficas, da análise de iniciativas acerca da formação audiovisual docente relacionadas ao cinema, a fim de subsidiar o desenvolvimento de uma disciplina para integrar a grade curricular dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas no país.
DOI:
10.11606/T.48.2022.tde-17052022-144405
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2022-03-14
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
17
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript