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Reflexões acerca da educação e o cinema: breves contribuições para a pedagogia da escola contemporânea

Silva, Josineide Alves Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-03-14

Acesso online

  • Título:
    Reflexões acerca da educação e o cinema: breves contribuições para a pedagogia da escola contemporânea
  • Autor: Silva, Josineide Alves Da
  • Orientador: Setton, Maria da Graca Jacintho
  • Assuntos: Cinema; Ensino E Aprendizagem; Formação Audiovisual De Professores; Audiovisual Teacher Training; Cinema; Teaching And Learning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo tem por objetivo desenvolver uma disciplina na interface da educação e o cinema que possa compor os currículos dos cursos de graduação em Pedagogia e demais licenciaturas no país. Trata-se de um estudo com ênfase central no cinema, na tentativa de levantar conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas elencadas como prioritárias na formação audiovisual docente. Tal estudo justifica-se tendo em vista a Lei nº 13.006, sancionada em 26 de junho de 2014, que determina a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. Parte-se do pressuposto de que o cinema, como objeto da indústria midiática, opera como uma matriz de cultura e que, na qualidade de produção humana, pode se destacar como: a) uma linguagem artística produtora de sentido; b) uma técnica de registro, portadora de estética/linguagem passível de ser usada como documento sócio-histórico; c) além disso, pode se destacar como produção simbólica, uma vez que apresenta ideologias diversas, permitindo identificar perspectivas filosóficas, históricas e culturais que abrem o diálogo com o público, ampliando sua capacidade crítica e criativa. Para desenvolver a investigação, realizamos uma pesquisa documental nas produções acadêmicas registradas em instituições científicas e periódicos que cultivam a interface da educação e o cinema com base nos trabalhos de Lakatos e Marconi (2010); Ludke e André (1986); entre outros. Cabe destacar que os estudos bibliográficos centrados em teorias específicas do cinema na qualidade de arte, comunicação e indústria cultural, explorados por Turner (1997); Kellner (2001); Duarte (2002); Xavier (2003); Bergala (2008); Napolitano (2009); Thiel (2009); Bordwell e Thompson (2013); Fresquet (2013); bem como os trabalhos na área de Sociologia, mais especificamente as contribuições de Sorlin (1994); Fischer (2007); Setton (2010); além de pesquisas no campo da Educação como Gadotti (2005); Libâneo (2013); Nóvoa (2017); farão parte do escopo teórico desta investigação. Como resultado, espera-se construir conhecimento sistemático a respeito de teorias cinematográficas, da análise de iniciativas acerca da formação audiovisual docente relacionadas ao cinema, a fim de subsidiar o desenvolvimento de uma disciplina para integrar a grade curricular dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas no país.
  • DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-17052022-144405
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2022-03-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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