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Bullying homofóbico: Crenças e práticas de estudantes do Ensino Superior em Portugal

Neves, Sofia ; Borges, Janete ; Silva, Estefânia ; Pereira Vieira, Cristina ; Neves Sousa, Ana

Psicologia (Lisbon, Portugal), 2020, Vol.33 (2), p.47-59 [Periódico revisado por pares]

Associação Portuguesa de Psicologia (APP); Edições Colibri

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Citações Citado por
  • Título:
    Bullying homofóbico: Crenças e práticas de estudantes do Ensino Superior em Portugal
  • Autor: Neves, Sofia ; Borges, Janete ; Silva, Estefânia ; Pereira Vieira, Cristina ; Neves Sousa, Ana
  • Assuntos: PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY
  • É parte de: Psicologia (Lisbon, Portugal), 2020, Vol.33 (2), p.47-59
  • Descrição: O presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
  • Editor: Associação Portuguesa de Psicologia (APP); Edições Colibri
  • Idioma: Inglês;Português

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