skip to main content

Inter-relação periodontia-prótese no restabelecimento funcional e estético em paciente com fissura labiopalatina relato

Danielle dos Santos Rafael D'Aquino Tavano; José Fernando Scarelli Lopes; C. D. O. A Lopes; Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP (3. 2016 Bauru)

Anais do 3. Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2013

Bauru HRAC-USP 2016

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Inter-relação periodontia-prótese no restabelecimento funcional e estético em paciente com fissura labiopalatina relato
  • Autor: Danielle dos Santos
  • Rafael D'Aquino Tavano; José Fernando Scarelli Lopes; C. D. O. A Lopes; Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP (3. 2016 Bauru)
  • Assuntos: PERIODONTIA; PRÓTESE; ESTÉTICA DENTÁRIA; REABILITAÇÃO BUCAL; FISSURA LÁBIOPALATINA
  • É parte de: Anais do 3. Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2013
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura visando discutir e ilustrar com caso clínico, técnicas de reabilitação oral para alcançar maior satisfação estética e funcional em pacientes com fissura labiopalatina, que em sua maioria, estão insatisfeitos com a estética dentária e função mastigatória. Com isso a integração periodontia-prótese é fundamental para que se alcance a harmonia entre tecido gengival, função, fonética e a estética do sorriso, permitindo a obtenção de resultados mais previsíveis e satisfatórios para os profissionais envolvidos e para o paciente. RELATO CLÍNICO: Após a realização da anamnese e detalhado exame clínico e radiográfico, foi proposto a paciente diferentes opções de tratamento, sendo escolhida pela tal a reabilitação com Prótese Parcial Fixa. Em seguida foi realizada a moldagem das arcadas superior e inferior, para obtenção dos modelos de estudo, que foram montados em articulador semi-ajustável (ASA) e encerados. Com enceramento viu-se que seria necessário a exodontia do 12 e 63 e a regularização do nível gengival. Após estudo foi realizado registro para obtenção da Dimensão Vertical adequada, preparos de todos os dentes remanescentes e instalação de provisórios. Com os preparos finalizados a cirurgia periodontal foi realizada e novo provisório instalado. Após 60 dias o caso foi finalizado com instalação de próteses metalocerâmicas e “metal-free”. CONCLUSÃO: O resultado estético e funcional positivo obtido no caso clinico relatado foi possível através de um correto planejamento, aliado a uma integralidade de especialidades. Dessa forma, o tratamento estético restaurador finalizou-se harmonizando a forma e a cor dos dentes aos tecidos gengivais, lábios e face.
  • Editor: Bauru HRAC-USP
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: resumo 1429.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.