skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão Continuous teacher training: video as technology to facilitate reflection

Anna Maria Pessoa de Carvalho ; Maria Elisa Resende Gonçalves

Cadernos de pesquisa (Fundação Carlos Chagas), 2000-12 (111), p.71-94 [Periódico revisado por pares]

Fundação Carlos Chagas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão Continuous teacher training: video as technology to facilitate reflection
  • Autor: Anna Maria Pessoa de Carvalho ; Maria Elisa Resende Gonçalves
  • Assuntos: EDUCAÇÃO CONTINUADA ; FORMAÇÃO DE PROFESSORES ; MEIOS AUXILIARES DE ENSINO
  • É parte de: Cadernos de pesquisa (Fundação Carlos Chagas), 2000-12 (111), p.71-94
  • Descrição: O objetivo principal deste artigo é discutir o uso das gravações em vídeos, das aulas dos professores que estão em cursos de formação continuada, como uma estratégia facilitadora da reflexão desses mesmos professores sobre sua aula. A inovação que propusemos em nosso curso foi trazer as aulas dos professores para os nossos encontros. Ao fazer com que os professores discutam e reflitam sobre suas próprias ações damos a oportunidade do questionamento e da tomada de consciências de suas concepções sobre diferentes aspectos do ensino e da aprendizagem. Os dados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada são analisados.The main objective of this article is to discuss the use of video recordings of classes with professors enrolled in continuous education training courses as a strategy to facilitate these teachers reflecting on their classes. The innovation that proposed in our course was to bring the teachers' classes into our meetings. In making the teachers discuss and reflect on their own activities, we provided the opportunity for them to question and to become conscious of their own concepts about different aspects of teaching and of apprenticeship. The data from the research realized during the continued training course are analyzed.
  • Editor: Fundação Carlos Chagas
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.