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Situações de violência interpessoal/bullying na Universidade recortes do cotidiano acadêmico de estudantes da área da saúde

Maria Paula Panúncio-Pinto Matheus Francoy Alpes; Maria de Fátima Aveiro Colares

Revista Brasileira de Educação Médica Brasília v. 43, n. 1, supl. 1, p. 547-556, 2019

Brasília 2019

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2997382 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Situações de violência interpessoal/bullying na Universidade recortes do cotidiano acadêmico de estudantes da área da saúde
  • Autor: Maria Paula Panúncio-Pinto
  • Matheus Francoy Alpes; Maria de Fátima Aveiro Colares
  • Assuntos: BULLYING; VIOLÊNCIA ESCOLAR; ENSINO SUPERIOR; Bullying; Interpersonal Violence; Higher Education
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Médica Brasília v. 43, n. 1, supl. 1, p. 547-556, 2019
  • Descrição: Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas (de maneira insistente e perturbadora) que ocorrem sem motivação evidente e de forma velada, sendo adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s) numa relação desigual de poder, e são consideradas uma forma de violência interpessoal. Este fenômeno se manifesta sutilmente, sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas. É possível identificar extensa literatura sobre as consequências do bullying para o desempenho escolar e participação em contextos de vida para crianças e adolescentes, mas ainda são poucos os estudos sobre o fenômeno na universidade. Este estudo buscou a percepção de estudantes e professores de uma universidade pública sobre a presença de violência interpessoal/ bullying no cotidiano acadêmico e suas manifestações. Participaram 137 estudantes e 32 professores, abordados por meio do questionário eletrônico Google Docs. Para 86 estudantes (63%) e 20 professores (63%), a violência interpessoal/ bullying está presente na graduação. A análise de conteúdo permitiu identificar sete categorias empíricas entre estudantes e três entre professores, sendo as mais frequentes violência interpessoal/ bullying na relação veterano-calouro; violência interpessoal/ bullying devido a características pessoais; violência interpessoal/ bullying devido à orientação sexual/gênero e violência na relação professor-aluno. Estudantes e professores são capazes de identificar tal fenômeno como presente no cotidiano da graduação e em diversas esferas, sendo mais recorrente entre os pares. Situações que emergem dos recortes discursivos preocupam pela intolerância presente no cotidiano, fazendo refletir sobre o papel da educação universitária na formação para a cidadania. É imprescindível tomar atitudes em
    relação à prática do bullying na universidade, a fim de garantir ao estudante sua estabilidade emocional e psicológica e seu bem-estar
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 547-556.
  • Idioma: Português

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