skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A mediação da leitura no ensino de Física: uma proposta com temas da Astronomia

Fernanda Marchi Cristina Leite; Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências São Paulo, SP 2011 VI

São Paulo: Instituto de Biociências da USP,2011 Resumos

São Paulo Instituto de Física 2011

Acesso online

  • Título:
    A mediação da leitura no ensino de Física: uma proposta com temas da Astronomia
  • Autor: Fernanda Marchi
  • Cristina Leite; Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências São Paulo, SP 2011 VI
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
  • É parte de: São Paulo: Instituto de Biociências da USP,2011 Resumos
  • Descrição: Considerando a importância do estímulo ao hábito da leitura mesmo em disciplinas que não estejam diretamente ligadas às Linguagens, e que todo professor, independente da disciplina, deveria ser professor de leitura, verifica-se que pesquisas em Ensino de Física têm se dedicado ao estudo de questões relacionadas à leitura (ALMEIDA et al, 2001; ANDRADE & MARTINS, 2006) e ao uso de textos não didáticos de diversos gêneros no ensino desta disciplina, tais como a divulgação científica (RIBEIRO, 2007), a literatura (ZANETIC, 2006) e a ficção científica (PIASSI & PIETROCOLA, 2007). Como motivações para os seus usos estão a possibilidade da abordagem de conteúdos não curriculares, o trabalho da imaginação e da criatividade, a discussão de temas sociais ligados à ciência e à tecnologia e também a linguagem destes materiais, mais próxima dos alunos. Embora a divulgação científica esteja entre um dos gêneros mais pesquisados nesta área, poucas pesquisas trazem análises e proposta didáticas com livros de divulgação científica escritos por cientistas (MARCHI & LEITE, 2010). Caracterizados pela linguagem fácil e escrita para o público denominado “leigo”, nos dedicaremos ao seu estudo, sua linguagem e a possibilidade do aprendizado da física através de suas leituras, analisando trechos que tragam o tema “buracos-negros”. Pretendemos, assim, propiciar uma ampliação do mundo vivencial dos alunos, além da contemplação e interrogação sobre o Universo, levando-os compreendê-lo e desfrutar de muitas outras questões a partir desta compreensão proporcionada através da leitura.
  • Editor: São Paulo Instituto de Física
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p.20.
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.