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Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear

Felipe Augusto Monteiro Cravo Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu; Fernando Del Mando Lucchesi; Leandra Tabanez do Nascimento Silva; Adriane Lima Mortari Moret

Trends in Psychology Ribeirão Preto v. 27, n. 4, p. 819-835, Oct./Dec. 2019

Ribeirão Preto 2019

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  • Título:
    Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear
  • Autor: Felipe Augusto Monteiro Cravo
  • Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu; Fernando Del Mando Lucchesi; Leandra Tabanez do Nascimento Silva; Adriane Lima Mortari Moret
  • Assuntos: ENSINO; LEITURA; ORTOGRAFIA; CRIANÇAS; IMPLANTE DA CÓCLEA -- MÉTODOS; FONOAUDIOLOGIA -- MÉTODOS
  • É parte de: Trends in Psychology Ribeirão Preto v. 27, n. 4, p. 819-835, Oct./Dec. 2019
  • Notas: Disponível em: <http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-01>. Acesso em: 26 out. 2020
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Considerando os efeitos do ensino de leitura sobre a precisão da fala de crianças com deficiência auditiva e implante coclear apresentados na literatura, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do Módulo 2 do ALEPP® sobre a precisão da fala em leitura de palavras com dificuldades ortográficas a uma criança usuária de implante coclear. A participante tinha nove anos, com deficiência auditiva profunda, bilateral e sensorioneural. O programa expôs a contingências de ensino de seleção de palavras e sílabas impressas condicionalmente a palavras e sílabas ditadas com seis conjuntos de estímulos (ç, lh, ch, vLc, vNc e vRc); cada conjunto era composto por 16 palavras, totalizando 96 palavras de ensino; outras 64 palavras funcionaram como controle. Testes das 160 palavras intercalaram o ensino de acordo com o delineamento de múltiplas sondas. A participante aprendeu a ler as 96 palavras-alvo de ensino, com estabelecimento de controle pelas unidades mínimas alvo, manutenção de desempenho e generalização na leitura de palavras controle. Erros na precisão da fala diminuíram somente após o ensino. Os resultados replicam estudos anteriores com palavras simples e futuras investigações podem isolar os tipos de treino do ALEPP® e explorar seus efeitos sobre a precisão da fala e sobre o controle pelas unidades mínimas.
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 819-835.
  • Idioma: Inglês

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