skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

El intercambio de conocimientos sobre el uso del modelado paramétrico y la fabricación digital entre contextos educativos y profesionales de la arquitectura: reporte de caso; O Sharing knowledge about the use of parametric modeling and digital manufacturing between training and professional architecture contexts: case report; O compartilhamento de saberes sobre o uso da modelagem paramétrica e da fabricação digital entre contextos formativos e profissionais de arquitetura: relato de caso

Pires, Janice De Freitas; Silva, Adriane Borda Almeida Da; Silva, Alexandre Berneira Da; Leandro, Ramile Da Silva

Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 17 n. 1 (2022): número especial em parceria com a Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital (SIGraDi); 43-64

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2021-11-12

Acesso online

  • Título:
    El intercambio de conocimientos sobre el uso del modelado paramétrico y la fabricación digital entre contextos educativos y profesionales de la arquitectura: reporte de caso; O Sharing knowledge about the use of parametric modeling and digital manufacturing between training and professional architecture contexts: case report; O compartilhamento de saberes sobre o uso da modelagem paramétrica e da fabricação digital entre contextos formativos e profissionais de arquitetura: relato de caso
  • Autor: Pires, Janice De Freitas; Silva, Adriane Borda Almeida Da; Silva, Alexandre Berneira Da; Leandro, Ramile Da Silva
  • Assuntos: Projeto De Arquitetura; Parametria; Extensão Curricularizada; Estágio Curricular; Architectural Design; Parametric Design; Outreach; Curricular Internship; Diseño Arquitectonico; Parametría; Etapa Curricular
  • É parte de: Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 17 n. 1 (2022): número especial em parceria com a Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital (SIGraDi); 43-64
  • Descrição: Este artigo apresenta os resultados de ações que visam compartilhar experiências de reconhecimento e apropriação de técnicas de projeto paramétrico e fabricação digital com escritórios de arquitetura, desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão. Tais ações têm investido no estabelecimento de um diálogo com profissionais de arquitetura, de um contexto local, sobre as potencialidades de tais técnicas para a resolução de problemas de projeto junto a este contexto específico, no dia a dia da prática de arquitetura. Além da própria formação dos estudantes envolvidos no projeto em questão, os participantes das ações tiveram a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de compartilhamento por meio das práticas dos estágios obrigatórios e da extensão curricularizada, considerados como veículos já institucionalizados e próprios para trocas efetivas de conhecimento e potencialização mútua dos referidos contextos.
    Este artículo presenta los resultados de acciones que tienen como objetivo compartir experiencias de reconocimiento y apropiación de técnicas de diseño paramétrico y fabricación digital con oficinas de arquitectura, desarrolladas en el ámbito de un proyecto de extensión. Tales acciones han invertido en establecer un diálogo con los profesionales de la arquitectura, desde un contexto local, sobre el potencial de tales técnicas para resolver problemas de diseño en este contexto específico, en la práctica diaria de la arquitectura. Además de la formación de los estudiantes involucrados en el proyecto en cuestión, los participantes en las acciones tuvieron la oportunidad de reflexionar sobre las posibilidades de compartir a través de las prácticas de pasantías obligatorias y de la extensión curricular, considerados como vehículos ya institucionalizados idóneos para el intercambio efectivo de conocimiento y mejora mutua de estos contextos.
    This article presents the results of actions that aim to share experiences of recognition and appropriation of techniques of parametric design and digital fabrication with architectural offices, developed within the scope of an extension project. Such actions have invested in establishing a dialogue with architecture professionals, in a local context, about the potential of such techniques to solve design problems in this specific context, in daily practice of architecture. In addition to the training of the students involved in the project in question, the participants in the actions had the opportunity to reflect on the possibilities of sharing through the practices of mandatory internships and curricular extension, considered as vehicles already institutionalized and appropriate for the effective exchange of knowledge and mutual empowerment of the referred contexts.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/183927/177309
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2021-11-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.