skip to main content

Biologia populacional, reprodução e aspectos da dieta de Ophionereis reticulata (Say, 1825) (Echinodermata : Ophiuroidea)

Leonardo Querobim Yokoyama A. Cecília Zacagnini Amaral

2005

Localização: IB - Instituto de Biociências    (M-1214 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Biologia populacional, reprodução e aspectos da dieta de Ophionereis reticulata (Say, 1825) (Echinodermata : Ophiuroidea)
  • Autor: Leonardo Querobim Yokoyama
  • A. Cecília Zacagnini Amaral
  • Assuntos: ECHINODERMATA; REPRODUÇÃO; POPULAÇÃO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) apresentada ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de título de Mestre em Ciências, na área de Zoologia
  • Descrição: Equinodermos são organismos facilmente observados em costôes rochosos.Dentre estes, os ofiróides podem ser encontrados em cavidades e fendas, abrigados sob blocos rochosos, enterrados no sedimento e associados a diferentes tipos de substratos biológicos como algas, esponjas e briozoários. O ofiuróide Ophionereis reticulata (Say, 1825) ocorre na zona de interface costão-sedimento arenoso, sob pequenos blocos rochosos. Apesar de ser comum em nosso litoral, tem sido pouco estudado. Neste capítulo, é apresentada uma descrição da espécies, uma caracterização de seu habitat, com base em algumas propriedades do sedimento, e aspectos de sua dieta alimentar. A coleta de dados foi realizada em dois locais situados no Canal de São sebastião : costões sul da Praia do Segredo, no Istmo do Baleeiro. Os blocos rochosos e o sedimento foram examinados para a obtenção dos animais. Três amostras de sedimento, coletadas em diferentes pontos foram analisadas quanto a granulometria, teor de carbonato de cálcio e de matéria orgânica. Os indivíduos coletados em janeiro e julho de 2002 foram fixados em álcool a 70% e 35 destes dissecados para a análise do conteúdo do estômago. O sedimento é composto por areia grossa a média (68,7%-93,82%),sendo pobremente selecionada, com teor de carbonato de cálcio entre 13,72 e 23,23% e de matéria orgânica entre 0,26 e 0,29 %.Do total de estômagos analisados, 77,1%(27) continham algum tipo de alimento ingerido e dentre estes, 81,4%
    (22) possuía mais do que um item alimentar. O número médio de itens alimentares por estômago foi de 1,9.Comparando-se as porcentagens de animais que continham algum tipo de alimento nos estômagos entre as duas estações do ano, observa-se no verão 73,3% e no inverno 80%. Os principais itens identificados para O. reticulata em ordem decrescente de quantidade foram: sedimento,algas verdes e vermelhas e fragmentos de poliquetas.
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 68 p il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.