skip to main content

AS EXPERIÊNCIAS DE LAZER NA CIDADE: O COTIDIANO DA PRAÇA DE BOLSO DO CICLISTA DE CURITIBA, PARANÁ

Santana, Daniella Tschöke ; Rechia, Simone ; Rodrigues, Emília Amélia Pinto Costa ; Moro, Luize

Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2019-01, Vol.25, p.e25093 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    AS EXPERIÊNCIAS DE LAZER NA CIDADE: O COTIDIANO DA PRAÇA DE BOLSO DO CICLISTA DE CURITIBA, PARANÁ
  • Autor: Santana, Daniella Tschöke ; Rechia, Simone ; Rodrigues, Emília Amélia Pinto Costa ; Moro, Luize
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; HISTORY ; PHILOSOPHY ; POLITICAL SCIENCE ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2019-01, Vol.25, p.e25093
  • Descrição: Microrrevolução coletiva e marco da cultura da bicicleta em Curitiba/PR, a Praça de Bolso do Ciclista (PBC) é um pequeno espaço público cujo processo de implementação revelou questões significativas para a vida na cidade. Objetivou-se descrever as formas de apropriação da PBC, com o olhar voltado para o cotidiano vivido após sua inauguração, tendo como base as experiências de lazer. Estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizou-se de documentos, observações sistemáticas, registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas como fontes de evidências. Percebeu-se que as formas de apropriação foram sendo modificadas após a inauguração da praça, espaço que abriga diversos usos e que, mesmo com todas as controvérsias decorrentes de uma apropriação rápida e intensa do local, tornou-se também um espaço de ação política e cidadã, pelo “ativismo gentil” (COOMBS, 2012) que promove, acomodando novas e diversas relações sociais, mas também ressaltando outras já existentes, a partir de atividades vivenciadas no lazer. 
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.