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Intersetorialidade como intervenção propositiva oficinas de portaescovas dentais coletivos em espaços escolares

M. T. F Carvalho José Carlos Pettorossi Imparato; D. A Duarte; Giselle Rodrigues de Sant'Anna; Flávia Martão Flório

Brazilian Oral Research São Paulo v. 32, supl. 2, p. 38, res. PO018, 2018

São Paulo SBPqO 2018

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  • Título:
    Intersetorialidade como intervenção propositiva oficinas de portaescovas dentais coletivos em espaços escolares
  • Autor: M. T. F Carvalho
  • José Carlos Pettorossi Imparato; D. A Duarte; Giselle Rodrigues de Sant'Anna; Flávia Martão Flório
  • Assuntos: SAÚDE BUCAL; ESCOVA DE DENTE; EDUCAÇÃO INFANTIL
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 32, supl. 2, p. 38, res. PO018, 2018
  • Notas: Disponivel em: <http://www.sbpqo.org.br/hotsite2018/anais/BOR-v032-SBPqO-book-p8.pdf>. Acesso em 13 de mar. 2019
  • Descrição: O conhecimento do professor sobre saúde bucal influencia na conduta do acondicionamento das escovas dentais nas pré-escolas. Pesquisa realizada março/2016 a agosto/2017, em Bacabal, Maranhão. Propôs apresentar aos professores do ensino infantil construções de modelos de porta escovas coletivos, a partir de material reciclável, garrafas PETS, tampas de garrafas, visando diminuir a contaminação das escovas dentais por microrganismo. Pesquisa qualitativa, constou da análise das percepções dos professores (98); 18 pré-escolas, defnidas aleatoriamente (sorteio). Como instrumento, guia de entrevista estruturada em um 1º momento referente a: questões de saúde bucal, acondicionamento escova dental, contaminação cruzada; questões relacionadas à intervenção (2º momento): palestras; 6 ofcinas (98 professores distribuídos nas 6 ofcinas; 16 constituindo 4 grupos de trabalho) para confecção dos porta-escovas coletivos. Professores assinaram Termo Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Houve aplicação de questionário, após aplicação da estratégia, verifcando o grau de satisfação com a metodologia empregada nas ofcinas, avaliado através de um escore: 0 a 3 - ruim; 4 a 6 - bom; 7 a 8 - ótimo; 9 e 10 - excelente. A maioria (90%), consideraram excelente; 16% ótimo e 4% bom
  • Editor: São Paulo SBPqO
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 38, res. PO018.
  • Idioma: Português

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