skip to main content

Estudo de caso o Teste do Desenho da Figura Humana na clínica infantil

Luis Sérgio Sardinha Marlene Alves da Silva; Helena Rinaldi Rosa; Juliana Lozano Jacia; Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos: fundamentos e construções contemporâneas dos métodos projetivos 2018 Goiânia) (9.

Livro de Programas e Resumos Goiânia : ASBRo, 2018

Goiânia Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos 2018

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo de caso o Teste do Desenho da Figura Humana na clínica infantil
  • Autor: Luis Sérgio Sardinha
  • Marlene Alves da Silva; Helena Rinaldi Rosa; Juliana Lozano Jacia; Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos: fundamentos e construções contemporâneas dos métodos projetivos 2018 Goiânia) (9.
  • Assuntos: DESENHO DE FIGURAS HUMANAS; PRÁTICA CLÍNICA
  • É parte de: Livro de Programas e Resumos Goiânia : ASBRo, 2018
  • Notas: Disponível em: <http://www.asbro.org.br/congresso2018/Livro_Resumos_ASBRo_FINAL.pdf>. Acesso em: 25 maio 2020
  • Descrição: O Desenho da Figura Humana é um dos instrumentos mais utilizados mundialmente, tanto pelo baixo custo e boa aceitação, quanto pela grande aceitabilidade por parte das crianças. Há diversas formas de avaliá-lo, sendo uma delas a apresentada por Koppitz em 1968, com critérios de correção e tabelas normativas. Este trabalho objetiva o estudo de um caso em que foi realizada avaliação psicológica de uma criança, um menino de 10 anos e sete meses, encaminhado ao serviço de psicologia por dificuldades escolares. O método utilizado foi o emprego da bateria de testes usual nesse tipo de avaliação, incluindo o teste do DFH (WISC-IV, Bender SPG, testes de atenção, teste das Pirâmides Coloridas de Pfister desenhos do homem e da mulher e desenho da família). Os resultados são deste menino, filho único de pais separados, que recebe a visita do pai em sua cidade a cada quinze dias, trazendo muitos conflitos com a mãe. Os resultados dos testes indicaram um bom nível intelectual e de desenvolvimento, inclusive acima da média esperada para sua idade, confirmando, entretanto, dificuldades emocionais observadas nos atendimentos. Ressaltando que os resultados de testes devem ser considerados numa compreensão mais ampla da situação, e que outros aspectos também puderam ser observados na relação familiar, o DFH mostrou-se sensível no rastreamento das habilidades e das dificuldades da criança, confirmando sua validade clínica
  • Editor: Goiânia Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 69.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.