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A formação da identidade profissional em estudantes de medicina

Silveira, Gabrielle Leite

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina 2023-05-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A formação da identidade profissional em estudantes de medicina
  • Autor: Silveira, Gabrielle Leite
  • Orientador: Tempski, Patricia Zen
  • Assuntos: Avaliação; Educação Médica; Ética Médica; Profissionalismo; Pesquisa Qualitativa; Assessment; Professionalism; Medical Ethics; Medical Education; Qualitative Research
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A formação da identidade profissional envolve a aquisição e o desenvolvimento de diferentes habilidades, competências e atitudes. Estratégias de ensino e avaliação da formação da identidade profissional ainda são objeto de debate. Há uma demanda social pelo aperfeiçoamento dos profissionais da área de saúde, no que se refere aos valores e às virtudes da profissão. Estudantes de medicina têm apresentado uma desapropriação de suas identidades profissionais, gerando sofrimento emocional e vulnerabilidade frente aos modelos negativos. O objetivo deste estudo foi ampliar nosso conhecimento sobre a formação da identidade profissional em estudantes de medicina brasileiro e traduzir e adaptar transculturalmente o Professional Identity Essay (PIE). O instrumento foi traduzido e adaptado em consonância com boas práticas descritas na literatura. Na análise quantitativa, foi utilizada estatística descritiva para a caracterização sociodemográfica da população estudada e para determinação dos escores dos instrumentos utilizados. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Foram coletadas evidências de validade do instrumento PIE-Br. Foram analisados 322 instrumentos e coletadas 118 respostas sobre o impacto do Feedback Narrativo PIE-Br. Os participantes apresentavam idade média de 27 anos e com predomínio do sexo feminino. Embora esses alunos apresentassem baixa consciência do processo de formação de suas identidades profissionais, o PIE-Br foi capaz de favorecer uma maior conscientização desse processo, levando os alunos a se sentirem mais reflexivos e acolhidos. Os estudantes foram surpreendidos com as características do método e a profundidade das reflexões geradas por ele. Surpreenderam-se também com a congruência entre os Feedbacks Narrativos PIE-Br e suas percepções e com a capacidade do método de ampliar suas reflexões. Os alunos se sentiram acolhidos instrumentalizados para refletir sobre aspectos relacionados a formação das identidades pessoal e profissional
  • DOI: 10.11606/T.5.2023.tde-21032024-145841
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Data de criação/publicação: 2023-05-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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