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Impacto do alinhamento da estratégia de negócios sobre o desempenho.

Prieto, Vanderli Correia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2011-02-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto do alinhamento da estratégia de negócios sobre o desempenho.
  • Autor: Prieto, Vanderli Correia
  • Orientador: Carvalho, Marly Monteiro de
  • Assuntos: Administração Estratégica; Desempenho Organizacional; Eficácia Organizacional; Estratégia Organizacional; Planejamento Estratégico; Strategic Management; Organizational Strategy; Organizational Performance; Organizational Effectiveness; Strategic Planning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese propõe um modelo teórico de alinhamento estratégico interno e defende a hipótese de que o alinhamento interno, a partir do modelo proposto, tem impacto positivo sobre o desempenho organizacional. Define-se a estratégia, com base na tipologia de Miles e Snow, e a incerteza ambiental como variáveis moderadoras. Conceitua-se o alinhamento como o ajuste da organização tanto na dimensão vertical quanto horizontal. O alinhamento vertical refere-se ao conjunto de ações necessárias à implementação da estratégia, desde a estratégia formulada até o seu desdobramento por todos os níveis da organização. Define-se que os fatores envolvidos no alinhamento vertical são a abrangência da formulação da estratégia, capacidades gerenciais para a implementação da estratégia e envolvimento das pessoas com a estratégia. O construto abrangência da formulação é definido como multidimensional, composto pelas variáveis processo formal de planejamento, envolvimento da média gerência na formulação e consenso sobre a estratégia. O alinhamento horizontal envolve a compreensão das necessidades do cliente e o alinhamento dos processos (inter-funcionais) capazes de entregar o que o cliente necessita. As duas dimensões, vertical e horizontal, representam as variáveis a serem alinhadas e a ideia presente é que isoladamente não são suficientes para produzir o alinhamento interno, o que implica que nesta tese adota-se a perspectiva holística do alinhamento, também comumente denominada pela literatura como perspectiva sistêmica ou da covariação. Para a definição dos construtos componentes do modelo realizou-se uma revisão sistematizada da literatura, utilizando a base de dados Web of Science, que resultou em um total de 141 artigos. A revisão também serviu de base para a definição do instrumento de pesquisa que foi submetido à validação de conteúdo por especialistas e executivos. Os dados foram coletados por meio de um link para acesso on line e também em papel. A pesquisa foi conduzida com a média gerência ou profissionais diretamente envolvidos com a implementação da estratégia de negócios, de 125 empresas, de porte médio e grande. Os dados foram processados e validados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais com estimação pelo método Partial Least Squares (PLS), utilizando o software SmartPLS 2.0. Os resultados dão validação empírica ao modelo especificado, confirmando-se que a covariação entre o alinhamento vertical e horizontal tem impacto positivo sobre o desempenho organizacional. Contribuições desse estudo e sugestões para outros trabalhos também estão registradas.
  • DOI: 10.11606/T.3.2011.tde-17052011-123736
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2011-02-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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