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Relatório Técnico Final da Implementação de estratégias de divulgação de boas práticas na execução do PDDE na região Nordeste

Diniz, Adriana Valéria Santos ; Pereira, Maria Aparecida Nunes

Zenodo 2023

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Citações Citado por
  • Título:
    Relatório Técnico Final da Implementação de estratégias de divulgação de boas práticas na execução do PDDE na região Nordeste
  • Autor: Diniz, Adriana Valéria Santos ; Pereira, Maria Aparecida Nunes
  • Assuntos: Ações Integradas ; Boas práticas ; PDDE
  • Notas: RelationTypeNote: IsCitedBy -- 10.5281/zenodo.7742805
    10.5281/zenodo.7742805
    RelationTypeNote: HasVersion -- 10.5281/zenodo.7742805
  • Descrição: Este relatório final apresenta resultados do subproduto 8 – Implementar estratégias de divulgação de boas práticas na execução do PDDE na região Nordeste. O objetivo geral desse produto foi desenvolver e implementar estratégias com fins identificar as boas práticas de gestão dos recursos do PDDE, PDDE Ações Agregadas, do PNATE e Caminho da Escola, em estados da região NE. As ações desenvolvidas para esse subproduto voltadas à implementação de estratégias de divulgação de boas práticas na execução do PDDE na região Nordeste resultaram na produção dos seguintes materiais didáticos: um (01) Manual de Boas Práticas de Gestão: Sistema de Monitoramento da Gestão do PDDE – SMGe; dois (02) Manuais de Perguntas e Respostas, sendo um (01) sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – produção conjunta com a equipe do eixo monitoramento e outro sobre Ações Integradas ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); produção de um (01) Vídeo Conhecendo o Programa Nacional de Transporte Escolar, além de um (01) relatório técnico parcial e um (01) relatório técnico final. Quanto à metodologia, o desenvolvimento dos Subprodutos 8, seguiram as mesmas referências teórico-metodológicas dos Subprodutos 7, seguindo o ciclo de vida identificado por Filatro e Cairo (2015): Iniciação (identificação da demanda); Planejamento (escopo do projeto, atividades a serem realizadas, prazos, custos, integrando o Plano do Projeto); Execução (execução do Plano do Projeto); Controle (monitoramento e avaliação regular) e Encerramento (prestação de conta, relatórios), bem como o mesmo Projeto Design Educacional desenvolvido pela equipe de pesquisadores e aprovado pelo FNDE. O processo de produção de conteúdos educacionais, em geral, envolveu cinco (05) fases, quais sejam: Análise contextual; Planejamento educacional; Desenvolvimento (Autoria; Roteirização; Produção de mídias) 4. Implementação; 5.Avaliação. Entretanto, dada a especificidade desses subprodutos, com foco na Implementação de estratégias de divulgação de boas práticas na execução do PDDE na região Nordeste, a equipe desenvolveu estudos e pesquisas não apenas sobre boas práticas na gestão do PDDE, bem como sobre o formato que deveria ter esse tipo de material, que possui estrutura própria. A partir de estudos sobre manuais de boas práticas, a equipe reuniu referências teórico-metodológicas importantes para a construção desse tipo de manual com foco na temática objeto de atenção do Projeto Técnico do CECAMPE Nordeste. O processo de produção se desenvolveu sempre em articulação com pesquisadores do Eixo Assistência Técnica, em sintonia com as orientações do FNDE, sendo condição para o avanço na produção após a apreciação e validação pelo FNDE da proposta de conteúdo, template e/ou roteiros dos materiais didáticos encaminhados, seguidos de ajustes, quando necessário. Consideramos que as metas previstas no Projeto Técnico foram cumpridas em sua totalidade, sendo destacado que a execução do projeto favoreceu a aproximação das demandas das escolas, tornando a experiência de produção bastante enriquecedora para a equipe de pesquisadores, estabelecendo e fortalecendo um importante canal de diálogo entre a UFPB/CECAMPE Nordeste com as escolas da região. Nesse sentido, essa experiência contribuiu para o fortalecimento de iniciativas que fazem valer a função social dessa Instituição, seguindo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois a produção partiu de um processo de pesquisa fundamentado. Os materiais foram utilizados em formações que se materializaram em ações de extensão, em diálogo frequente com os sujeitos das escolas públicas, parceiros e usuários das produções geradas no âmbito desse projeto.
  • Editor: Zenodo
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Idioma: Português

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