skip to main content

Hormônio tireoideano altera a expressão gênica da neuroglobina no córtex e no hipocampo de ratos

Gisele Constantinov Piedade Lucas Guimarães Ferreira; Maria Tereza Nunes; Gisele Giannocco; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE (23. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) (33. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) (43. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (SBIC) (24. 2008 Águas de Lindóia); Congress of the Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology (BRAVO) (5. 2008 Águas de Lindóia)

Programa Águas de Lindóia, 2008

Águas de Lindóia 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Hormônio tireoideano altera a expressão gênica da neuroglobina no córtex e no hipocampo de ratos
  • Autor: Gisele Constantinov Piedade
  • Lucas Guimarães Ferreira; Maria Tereza Nunes; Gisele Giannocco; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE (23. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) (33. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) (43. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (SBIC) (24. 2008 Águas de Lindóia); Congress of the Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology (BRAVO) (5. 2008 Águas de Lindóia)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Programa Águas de Lindóia, 2008
  • Descrição: Objetivos Sabendo-se o T3 eleva a expressão de enzimas mitocondriais da fosforilação oxidativa, o qual aumenta a produção de espécies reativas de oxigênio no cérebro de ratos, seria bastante interessante avaliar o papel do T3 na expressão gênica da neuroglobina (NGB) no córtex cerebral (CO) e no hipocampo (HC) de ratos, uma vez que essa proteína contribui na proteção desses tecidos contra o estresse oxidativo. Métodos e resultados Ratos tireoidectomizados (Tx) e tratados com metimazol (0,03%) foram divididos nos seguintes grupos: (a) Tx tratados com salina; (b) Reposição hormonal (1X): Tx que receberam 300 ng/100 g de T3, ip e (c) Tx tratados com doses suprafisiológicas de T3 (5, 10, 50 e 100 X a dose de reposição hormonal). Animais controles (C) foram tratados com salina. Após cinco dias de tratamento, os animais foram decapitados, sendo o CO e o HC removidos e o conteúdo de RNA mensageiro (RNAm) da NGB foi avaliado por Real time PCR utilizando-se o SYBER Green PCR master mix. As amostras foram normalizadas pelos seus controles correspondentes. Os dados foram avaliados por análise de variância (ANOVA), com pós-teste em Student-Newman-Keuls. Observamos que em Tx houve um aumento do RNAm da NGB em relação ao grupo controle e aos tratados com 1X T3 (reposição hormonal) tanto no HC quanto no CO. Os animais tratados com a dose de 5X T3 apresentaram aumento da expressão gênica da NGB tanto no HC quanto no CO em relação ao grupo C, esse aumento persistiu na
    dose de 10 X no HC e não ocorreu no CO. As doses suprafisiológicas de 50 e 100 X T3 não alteraram a expressão da NGB quando comparados ao C no HC, enquanto que na dose de 100 X T3 houve uma diminuição do conteúdo do RNAm da NGB no CO em relação o grupo C. ) Conclusão O hipotireoidismo e a administração de doses suprafisiológicas de T3 (5 X) no HC e (5 e 10 X) no CO podem causar danos ao tecido cerebral o que levaria ao aumento da expressão da NGB. Já as doses de 50 e 100 X podem ser tão deletérias que afetaria a maquinaria transcricional/traducional e causaria diminuição da expressão da NGB e consequentemente maiores danos ao tecido neural.
  • Editor: Águas de Lindóia
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: res. 21.039.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.