skip to main content

Comparação entre três diferentes métodos na determinação da odontometria um estudo in vitro

Marcela Borsatto Queiroz Tulio Lorenzo Olano-Dextre; Bruna Stuchi Centurion; Celso Kenji Nishiyama; Lidiane de Castro Pinto; Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP (3. 2016 Bauru)

Anais do 3. Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2016

Bauru HRAC-USP 2016

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Comparação entre três diferentes métodos na determinação da odontometria um estudo in vitro
  • Autor: Marcela Borsatto Queiroz
  • Tulio Lorenzo Olano-Dextre; Bruna Stuchi Centurion; Celso Kenji Nishiyama; Lidiane de Castro Pinto; Encontro da Cultura e Extensão do HRAC-USP (3. 2016 Bauru)
  • Assuntos: RADIOGRAFIA PERIAPICAL; TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE EMISSÃO; EQUIPAMENTOS ENDODÔNTICOS ELETRÔNICOS; ODONTOMETRIA
  • É parte de: Anais do 3. Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru: HRAC-USP, 2016
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A odontometria é a etapa da terapia endodôntica, que consiste de vários procedimentos executados no intuito de localizar a posição da saída foraminal, para que as etapas seguintes do tratamento como medicação, irrigação, instrumentação e obturação sejam executadas corretamente dentro dos limites biológicos que quando invadidos podem causar injúrias aos tecidos periapicais, lesando, retardando ou impedindo a reparação do periápice, e também quando se encontram muito aquém do limite periapical podendo levar ao insucesso do tratamento. objetIvo: Deste trabalho foi comparar a precisão da radiografia periapical, do localizador apical eletrônico e da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) na obtenção da odontometria. Métodos: Para tanto, foram selecionados 30 dentes pré-molares inferiores extraídos por finalidade terapêutica, que passaram por processos preparatórios para a aplicação da metodologia e divididos em grupos. O comprimento real dos dentes foi obtido através da inserção de uma lima tipo K até a sua visualização por um microscópio operatório no marco 0,0mm (grupo controle). Posteriormente os dados encontrados foram tabulados, analisados estatisticamente e comparados entre si. resultado: Obtido, entre os três métodos de odontometria, mostra que o grupo do localizador apical eletrônico apresentou a maior taxa de precisão. ConClusões: Tanto a radiografia periapical, quanto a TCFC não deixam de ser um método eficaz para realizar a odontometria quando indicados corretamente e nenhum dos métodos apresentou diferenças estatísticas significantes.
  • Editor: Bauru HRAC-USP
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: resumo 1444.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.