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Quem é homossexual carrega consigo o fardo do preconceito: violências contra adolescentes e jovens homossexuais e a rede de apoio social

Braga, Iara Falleiros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2017-03-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Quem é homossexual carrega consigo o fardo do preconceito: violências contra adolescentes e jovens homossexuais e a rede de apoio social
  • Autor: Braga, Iara Falleiros
  • Orientador: Silva, Marta Angélica Iossi
  • Assuntos: Adolescentes; Violência; Teoria Queer; Rede Social; Jovens; Homossexualidade; Apoio Social; Queer Theory; Homosexuality; Social Network; Social Support; Violence; Adolescents; Youths
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A violência homofóbica tem ganhado destaque na produção acadêmica mundial, principalmente, por evidenciar um número crescente de adolescentes e jovens vitimizados, bem como os impactos gerados em sua saúde. Ao partir do pressuposto de que a rede e o apoio social são capazes de fortalecer os fatores de proteção que garantem os direitos de adolescentes e jovens; bem como responder melhor à complexidade das demandas trazidas pela violência; este estudo teve por objetivo compreender as experiências de violências vivenciadas por adolescentes e jovens homossexuais e a rede de apoio social, sob a perspectiva analítica Queer. Estudo qualitativo, realizado no município de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. O grupo de participantes foi composto por 12 adolescentes e jovens, com idades entre 14 e 24 anos, cujo interesse erótico e/ou práticas se volta para outros do mesmo sexo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e da construção de Mapas de Redes. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos do método de interpretação de sentidos e embasados nos conceitos abarcados pela Teoria Queer. A partir da análise dos dados foram identificados quatro núcleos de sentido: 1. Experiência de violências sofridas: \"O homossexual que aparenta ser homossexual, vai carregar o fardo do preconceito, da discriminação até a morte\"; 2. Experiências de saída do \"armário\": \"Ele disse que eu era louco, disse que eu não estava são, que eu não estava com muita certeza\"; 3. Masculinidades e Feminilidades: \"Os meninos sofrem muito mais, por ter que mostrar a virilidade, tem que exalar masculinidade\" e 4. Rede e Apoio Social: \"A maior fonte de apoio são os amigos que são homossexuais, porque a gente se identifica por passar por problemas parecidos\". Os resultados revelam que há a perpetuação de uma cultura heteronormativa e violenta, que sanciona punições aos dissidentes da norma heterossexual, e que os adolescentes e jovens que não seguem a linearidade entre sexo, gênero, desejo e práticas sexuais, quanto mais a quebram, mais serão subalternizados, sendo submetidos aos diversos tipos de violência, em espaços públicos e privados. Essas situações são reforçadas pela falta de acesso aos serviços e instituições de apoio. São as pessoas (figuras femininas, amigos e profissionais distintos), que são reconhecidos como as principais fontes de apoio social para os participantes. Os serviços de saúde, apesar de terem sido acionados por alguns participantes, não foram suficientes para o enfrentamento à violência e para a promoção da saúde. Conclui-se que houve precariedade no acesso à rede social e na efetivação do seu apoio, pois, sua composição e articulação não foi eficiente no enfrentamento da violência sofrida. Diante disso, pontuou-se a necessidade dos profissionais que irão lidar com esta população, sobretudo professores, equipes de saúde e da assistência social, estarem preparados para o acolhimento, atendimento, orientações às famílias, fortalecimento dos vínculos familiares e encaminhamento de casos de violência, favorecendo a desconstrução das posturas heteronormativas e homofóbicas em busca da efetivação dos direitos dos adolescentes e jovens homossexuais
  • DOI: 10.11606/T.22.2017.tde-17072017-161103
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2017-03-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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