Educação sócio-ambiental e o desenvolvimento de jovens: um estudo de caso
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Educação sócio-ambiental e o desenvolvimento de jovens: um estudo de caso

  • Autor: P. S. Melo
  • M Mariani Junior; Eneida Elisa Mello Costa; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (13. 2005 Piracicaba, SP)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; JOVENS
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2005
  • Notas: Disponível também em http://www.usp.br/siicusp
  • Descrição: Este estudo foi desenvolvido com jovens de 10 à 14 anos, moradores do Bosques do Lenheiro, bairro periférico de Piracicaba, participantes do Projeto Pequeno Cidadão, Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. Foram realizados trabalhos de educação sócio-ambiental através de percepção e práticas, buscando-se um olhar crítico sobre o meio ambiente, as interações interpessoais entre eles e suas influências na vida cotidiana. Para o desenvolvimento desses aspectos, foram utilizadas como ferramentas: a)elaboração de um jornal sócio-ambiental, onde os jovens utilizaram a informática, além do desenvolvimento da escrita e interpretação de textos; b)oficinas para confecção e utilização de papel reciclado, através das quais houve a conscientização dos participantes quanto às suas responsabilidades perante o ambiente e a sociedade, em relação a produção e o destino do lixo; c)produção e manutenção de hortas caseiras, estimulando uma alimentação com maior participação de legumes e verduras na dieta dos jovens e seus familiares. Através deste trabalho, percebemos que o desenvolvimento social e o aprendizado dos jovens participantes foi muito significativa.
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 1 CD-ROM col 4 3/4 in.
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • ESALQ - Biblioteca Central (CD E 757 13/2005 1472210 )