Educação sócio-ambiental e o desenvolvimento de jovens: um estudo de caso
ABCD PBi
Educação sócio-ambiental e o desenvolvimento de jovens: um estudo de caso
Autor:
P. S. Melo
M Mariani Junior
;
Eneida Elisa Mello Costa
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Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (13. 2005 Piracicaba, SP)
Assuntos:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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JOVENS
É parte de:
Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2005
Notas:
Disponível também em http://www.usp.br/siicusp
Descrição:
Este estudo foi desenvolvido com jovens de 10 à 14 anos, moradores do Bosques do Lenheiro, bairro periférico de Piracicaba, participantes do Projeto Pequeno Cidadão, Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. Foram realizados trabalhos de educação sócio-ambiental através de percepção e práticas, buscando-se um olhar crítico sobre o meio ambiente, as interações interpessoais entre eles e suas influências na vida cotidiana. Para o desenvolvimento desses aspectos, foram utilizadas como ferramentas: a)elaboração de um jornal sócio-ambiental, onde os jovens utilizaram a informática, além do desenvolvimento da escrita e interpretação de textos; b)oficinas para confecção e utilização de papel reciclado, através das quais houve a conscientização dos participantes quanto às suas responsabilidades perante o ambiente e a sociedade, em relação a produção e o destino do lixo; c)produção e manutenção de hortas caseiras, estimulando uma alimentação com maior participação de legumes e verduras na dieta dos jovens e seus familiares. Através deste trabalho, percebemos que o desenvolvimento social e o aprendizado dos jovens participantes foi muito significativa.
Editor:
São Paulo USP
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
1 CD-ROM col 4 3/4 in.
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
ESALQ - Biblioteca Central (CD E 757 13/2005 1472210 )