skip to main content

O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural

Cleberson Henrique de Moura Fabíola Alice dos Anjos Durães; Maria Cristina Kormikiari; Nuria Hanglei Cacete

Revista Transversos Rio de Janeiro n. 23, p. 275-294, dez./2021

Rio de Janeiro 2021

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (PCHM/04 )(Acessar)

  • Título:
    O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural
  • Autor: Cleberson Henrique de Moura
  • Fabíola Alice dos Anjos Durães; Maria Cristina Kormikiari; Nuria Hanglei Cacete
  • Assuntos: HISTÓRIA ANTIGA -- ESTUDO E ENSINO -- ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS -- EDUCAÇÃO -- ASPECTOS CULTURAIS
  • É parte de: Revista Transversos Rio de Janeiro n. 23, p. 275-294, dez./2021
  • Notas: Disponível em:<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/61160>. Acesso em 10 de maio de 2022
  • Descrição: Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais de um projeto de pesquisa cuja origem é uma parceria universidade-escola e que inclui também uma pesquisa de recepção realizada junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente referenciada teoricamente na tradição do interacionismo simbólico. Dado que esta investigação se situa historicamente em tempos de fragilidade democrática no Brasil, destacamos seu potencial para contribuir com a defesa de um ensino de História comprometido com a formação cidadã. Este trabalho parte de alguns dados do empírico escolar contemporâneo e nos subsidiam com argumentos que evidenciam a contribuição do ensino da Antiguidade quando este supera a mera abordagem conteudista e desenvolve-se sob uma perspectiva multiculturalista
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 275-294.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.