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Adaptação de metodologias de ensino ativas focadas na instrução de detecção de lesões cárie estudo de caso e impacto econômico

J. D Yampa-Vargas J. S Lara; A. S Rojas; M Ando; L. F Carnevali; G Oliveira; Fausto Medeiros Mendes; Mariana Minatel Braga; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (40. 2023)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 37, supl. 1, p. 45, res. LHI002, 2023

São Paulo SBPqO 2023

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  • Título:
    Adaptação de metodologias de ensino ativas focadas na instrução de detecção de lesões cárie estudo de caso e impacto econômico
  • Autor: J. D Yampa-Vargas
  • J. S Lara; A. S Rojas; M Ando; L. F Carnevali; G Oliveira; Fausto Medeiros Mendes; Mariana Minatel Braga; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (40. 2023)
  • Assuntos: CÁRIE DENTÁRIA -- LESÕES
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 37, supl. 1, p. 45, res. LHI002, 2023
  • Notas: Disponivel em: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2023/BOR-37-suppl1.pdf. Acesso em: jan. 2024
  • Descrição: Este estudo descreve a experiência, bem como o impacto econômico gerado, de duas universidades que se reinventaram durante o período da pandemia para continuar o treinamento de alunos de graduação em detecção de lesões de cárie. Cada uma delas, de acordo com o estágio da pandemia, implementaram alterações em uma proposta do grupo IuSTCariology. Os recursos utilizados para implementação das metodologias adaptadas (materiais didáticos, recursos humanos e infraestrutura) foram estimados na moeda local e, então, convertido em dólares internacionais. A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - FOUSP e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Indiana - IUSD aplicaram modelos distintos ensino híbrido, com atividades online, incluindo, no caso da primeira, recursos de gamificação, além de atividades presenciais adaptadas, quando possível. O custo do desenvolvimento e aplicação dessas estratégias foi de um total de $ 5651 (95%CI: 5646-5662) para 80 estudantes na FOUSP ($ 71 por aluno) e $ 8209 (95%CI:8202-8215) para 105 alunos na IUSD ($ 78 por aluno). Na composição geral dos custos, a categoria de recursos humanos representou o ingrediente mais caro, sendo 96% para FOUSP e 51% para IUSD. Mesmo com as limitações durante a pandemia, ambas instituições puderam realizar a atividade teóricolaboratorial com seus alunos inscritos. Assim, conclui-se que com um investimento moderado, é possível e viável se adaptar metodologia ativa de ensino para modelos híbridos que podem ser usados na pandemia e outras circunstâncias que demandem atividades não presenciais
  • Editor: São Paulo SBPqO
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p. 45, res. LHI002.
  • Idioma: Português

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