skip to main content

Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão

Zeyne Alves Pires Scherer Edson Arthur Scherer; Ana Maria Pimenta Carvalho

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 14, n. 2, p. 285-291, 2006

Ribeirão Preto 2006

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd R158 p.859 1524689 )(Acessar)

  • Título:
    Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão
  • Autor: Zeyne Alves Pires Scherer
  • Edson Arthur Scherer; Ana Maria Pimenta Carvalho
  • Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); PRÁTICA PROFISSIONAL
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 14, n. 2, p. 285-291, 2006
  • Descrição: O ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 285-291.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.