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Debaixo do 'Pogréssio' urbanização, cultura e experiência popular em João Rubinato e outros sambistas paulistanos (1951-1969)

Marcos Virgílio da Silva Maria Lúcia Caira Gitahy

2011

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:301(1-21) S586d )(Acessar)

  • Título:
    Debaixo do 'Pogréssio' urbanização, cultura e experiência popular em João Rubinato e outros sambistas paulistanos (1951-1969)
  • Autor: Marcos Virgílio da Silva
  • Maria Lúcia Caira Gitahy
  • Assuntos: URBANIZAÇÃO -- DÉCADA DE 50 DÉCADA DE 60 -- SÃO PAULO (SP); HISTÓRIA URBANA -- SÃO PAULO (SP); MÚSICA POPULAR -- SÃO PAULO (SP); SAMBA -- SÃO PAULO (SP)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A proposição central desta tese é investigar o processo de urbanização da cidade de São Paulo, nas décadas de 1950 e 1960, numa perspectiva “a partir de baixo” (from below), seguindo uma linha metodológica de investigação em história social que remonta ao marxismo britânico, particularmente da forma proposta por E. P. Thompson e Raymond Williams. Desta forma, observa-se como as transformações da cidade são percebidas e representadas pelos grupos sociais subalternos da cidade, ou por seus praticantes ordinários, como denomina Michel de Certeau. Para empreender essa investigação, adotou-se como corpus documental fundamental o conjunto das composições musicais populares, enquanto registros verbais (mas não escritos) dos moradores da cidade; dessas composições, dedicou-se atenção principalmente aos sambas de compositores e intérpretes como João Rubinato (Adoniran Barbosa), Paulo Vanzolini, Germano Mathias, Geraldo Filme, Noite Ilustrada, Jorge Costa, Osvaldinho da Cuíca e Demônios da Garoa.
    A adoção da perspectiva “a partir de baixo” para o estudo da urbanização implica uma série de desafios metodológicos, cuja discussão é objeto da primeira parte da tese. Na segunda, investiga-se as condições de produção das fontes adotadas (o samba) a partir da análise das condições de vida e experiências urbanas dos sambistas. Para isso, são consideradas diversas fontes biográficas (biografias publicadas, trabalhos acadêmicos, entrevistas, documentários em diversos meios de divulgação), a partir das quais se constroi a trajetória dos sambistas no espaço urbano; a profissionalização dos sambistas ou as estratégias de sobrevivência e resposta à condição de insegurança estrutural que caracteriza, em quase todos os casos, a vida desses artistas; e a resposta coletiva a essas condicionantes, em termos de formas de organização dos sambistas, a constituição de suas identidades grupais, de suas redes sociais, e outras formas de associação. Na terceira e última parte, são analisados os sambas propriamente ditos, tanto em seus conteúdos líricos (letra) quanto musicais (melodia), articulando-os em busca de uma compreensão das percepções, dos desígnios e das expectativas (manifestas e tácitas) a respeito da cidade e suas transformações.
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 287 p.
  • Idioma: Português

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