skip to main content

Estudo do processo de reparo ósseo em função de quatro biomateriais avaliação microscópica em tíbias de coelhos

B. C. Cavenago R Ordinola-Zapata; M. A Marciano; R. Z Midena; C. T Rodrigues; M. H Villas-Bôas; Marco Antonio Hungaro Duarte; Roberto Brandão Garcia; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 294, res. PNd026, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Estudo do processo de reparo ósseo em função de quatro biomateriais avaliação microscópica em tíbias de coelhos
  • Autor: B. C. Cavenago
  • R Ordinola-Zapata; M. A Marciano; R. Z Midena; C. T Rodrigues; M. H Villas-Bôas; Marco Antonio Hungaro Duarte; Roberto Brandão Garcia; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: REPARO ÓSSEO; BIOMATERIAIS; MICROSCOPIA (AVALIAÇÃO); COELHOS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 294, res. PNd026, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas: Tipo de cobaia utilizada no trabalho de pesquisa: coelho
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo foi avaliar o reparo ósseo em cavidades de tamanho não crítico, preenchidas por diferentes biomateriais. Um defeito ósseo de 5x8mm foi criado em cada metáfise tibial de 27 coelhos machos. Foram estabelecidos 4 grupos com 12 cavidades, preenchidas com GenOx Inorg® (grupo 1), GenOx Org® (grupo 2), GenMix® (grupo 3) e sulfato de cálcio di-hidratado (grupo 4). 6 cavidades com coágulo sanguíneo serviram como controle (grupo 5). Os animais foram eutanasiados após 30, 60 e 90 dias e as amostras submetidas ao processamento histotécnico para obter de 5 μm, corados com hematoxilina e eosina. Foram realizadas análises histomorfológicas descritiva e histomorfométrica, na qual se mensurou a área de tecido ósseo neoformado. Os dados obtidos foram submetidos ao teste estatístico de Kruskal-Wallis e Dunn. Aos 30 e 60 dias a área de tecido ósseo neoformado ocorreu de forma semelhante entre todos os grupos (P>0,05). No período de 90 dias houve diferença significativa entre os grupos 2 e 4, 4 e 5. Analisando cada grupo em função dos períodos experimentais, constatou-se que nos grupos 1, 2 e 3 a área de osso neoformado em 30 dias foi menor (P<0,05) em relação a 60 e 90 dias. No grupo 4, houve diferença significativa entre os períodos de 30 e 90 dias, já no grupo 5 foi entre 30 e 60 dias. Com base na microscopia os biomateriais não inibiram o processo de reparo. Concluímos que o GenMix não proporcionou resultados superiores ao GenOx Inorg, GenOx Org e sulfato de cálcio di-hidratado. Os diferentes biomateriais utilizados não foram superiores ao coágulo sanguíneo, exceto o sulfato de cálcio di-hidratado aos 90 dias
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 294, res. PNd026.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.