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Atendimento educacional público municipal a alunos com necessidades educacionais especiais em Mauá: análise da evolução de 1997 a 2003

Duarte, Marcia Maria Nascimento Baptista

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2005-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atendimento educacional público municipal a alunos com necessidades educacionais especiais em Mauá: análise da evolução de 1997 a 2003
  • Autor: Duarte, Marcia Maria Nascimento Baptista
  • Orientador: Prieto, Rosangela Gavioli
  • Assuntos: Análise De Sistema De Ensino; Educação Especial; Política Pública De Educação; Analysis Of Education System; Public Policies Of Education; Special Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo pretendeu caracterizar a política de educação especial do município de Mauá/SP, analisando as implicações dessa política no atendimento educacional para os alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa abrangeu, de 1997 a 2003, um mandato completo e um período de três anos de continuidade de uma gestão que esteve ligada a defesa dos direitos sociais, dentre eles, a educação. Tendo em vista seus objetivos, foram adotadas a abordagem qualitativa e a execução da análise documental da legislação e demais publicações sobre a educação especial em Mauá. O suporte teórico fundamentou-se na legislação vigente, em âmbito nacional e municipal, nos conceitos e concepções defendidos por autores renomados na área. Os dados coletados apresentam a situação educacional especial em Mauá, sendo realizado seu resgate histórico e analisada a coerência entre os documentos recolhidos e selecionados, as indicações legais e os autores da área no período focalizado. Por meio dos conhecimentos sistematizados, espera-se que o município possa identificar o caminho percorrido e o que ainda falta para prosseguir no aprimoramento de sua política educacional. Espera-se que outros municípios possam usufruir, de algum modo, dos dados contidos nesta pesquisa e que a educação brasileira seja muito mais do que um direito constitucionalmente garantido.
  • DOI: 10.11606/D.48.2005.tde-29032021-092115
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2005-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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