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Gênero, escola e conflito com a lei um estudo de registros de atendimento a adolescentes em medidas sócioeducativa em meio aberto

Vânia Aparecida Calado Marilene Proença Rebello de Souza; Nicolau Apoena Castro; Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (9. 2009 São Paulo)

São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Comunicação oral

São Paulo Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional 2009

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gênero, escola e conflito com a lei um estudo de registros de atendimento a adolescentes em medidas sócioeducativa em meio aberto
  • Autor: Vânia Aparecida Calado
  • Marilene Proença Rebello de Souza; Nicolau Apoena Castro; Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (9. 2009 São Paulo)
  • Assuntos: PSICOLOGIA ESCOLAR; ADOLESCENTES; FRACASSO ESCOLAR
  • É parte de: São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Comunicação oral
  • Descrição: Esta pesquisa aborda a complexa rede de relações presente na escola para compreender os fatores que articulam as questões de gênero, fracasso escolar e o cometimento de um delito na escola. O referencial teórico adotado é a Psicologia Histórico-Cultural. Objetivos: compreender as relações estabelecidas entre adolescentes e escola que produzam atos de indisciplina que culminem no cumprimento de medidas sócioeducativas em meio-aberto; identificar a presença das questões de gênero estabelecidas nas relações entre adolescentes e escola. A pesquisa foi realizada num município da Grande São Paulo e se encontra na fase final de análise dos dados. Na etapa quantitativa mapeamos pastas técnicas de adolescentes que cumpriram medida sócioeducativa em meio aberto entre 2000-2007, para estudo exploratório dos atos produzidos na escola e interpretados como delitos. São 628 pastas, 91,6% meninos, 8,4% meninas; 68,5% com 15-17 anos; 65% das meninas e 52% dos meninos estudavam; 60% cursavam entre a 5ª e a 8ª série do Ensino Fundamental, proporcionalmente as meninas apresentam maior escolaridade. O censo escolar de 2007 do Estado de São Paulo, elaborado pelo INEP, apresenta que 85% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental tinham entre 11-14 anos e 20% entre 15-19 anos, perfil diferente da população mapeada nesta pesquisa. As meninas cometeram mais furto (25%) e agressão (22%), os meninos mais roubo (37%) e furto (19%). 19 pastas pertencem a adolescentes que cometeram
    ato infracional na escola, sendo a agressão o delito predominante. Na segunda etapa da pesquisa, selecionamos 4 pastas para análise da trajetória escolar do adolescente durante o cumprimento da medida. Os atendimentos apresentam foco individual, sem resgate de trajetória escolar e o que levou ao cometimento do delito, sem ações em parceria com a escola. A gravidez adolescente se revela como o exercício de um papel social diferente e valorizado culturalmente
  • Editor: São Paulo Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: On-line.
  • Idioma: Português

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