skip to main content

THE ARCHITECTURE AND VALUE PROPOSITION OF THE EVINO PLATFORM: A NETNOGRAPHIC APPROACH/ A ARQUITETURA E PROPOSTA DE VALOR DA PLATAFORMA EVINO: UMA ABORDAGEM NETNOGRAFICA

de Oliveira Castro, Alvaro Leonel ; da Silva, Joao Paulo Nascimento ; Sugano, Joel Yutaka ; de Barros Vilas Boas, Luiz Henrique

Caderno Profissional de Marketing, 2021-05, Vol.9 (3), p.109 [Periódico revisado por pares]

Universidade Metodista de Piracicaba

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    THE ARCHITECTURE AND VALUE PROPOSITION OF THE EVINO PLATFORM: A NETNOGRAPHIC APPROACH/ A ARQUITETURA E PROPOSTA DE VALOR DA PLATAFORMA EVINO: UMA ABORDAGEM NETNOGRAFICA
  • Autor: de Oliveira Castro, Alvaro Leonel ; da Silva, Joao Paulo Nascimento ; Sugano, Joel Yutaka ; de Barros Vilas Boas, Luiz Henrique
  • É parte de: Caderno Profissional de Marketing, 2021-05, Vol.9 (3), p.109
  • Descrição: The architecture of a multilateral platform allows the unit of value to flow among all involved stakeholders, generating positive interaction and network effects. In this sense, the object of study is Evino, a company operating in the electronic commerce of wines in a multilateral platform, which promotes interactions between national consumers and producers of international wineries, aiming to disseminate the culture of wine consumption among Brazilians. The objective of this work is to characterize the architecture used by the Evino platform, and to understand how the company's value proposition relates to its consumers. Netnography was used as a research method, collecting data through the researcher's observations and the textual discourse of customers on the company's social networks and applications. The results show that Evino's architecture allows the exchange of value on the platform, being very well evaluated by its consumers. Keywords: Multilateral platform. Value proposition. Netnography. A arquitetura de uma plataforma multilateral possibilita que a unidade de valor flua entre todos os stakeholders envolvidos, gerando efeitos de redes e interacoes positivas. Nesse sentido, tem-se como objeto de estudo a Evino, empresa atuante no comercio eletronico de vinhos em plataforma multilateral, a qual promove interacoes entre os consumidores nacionais e produtores de vinicolas internacionais, visando disseminar a cultura do consumo de vinhos entre os brasileiros. O objetivo deste trabalho e caracterizar a arquitetura utilizada pela plataforma Evino, e entender como se da a relacao da proposta de valor da empresa com os seus consumidores. Utilizou-se da netnografia como metodo de pesquisa, coletando dados por observacoes do pesquisador e pelo discurso textual dos clientes nas redes sociais e aplicativos da empresa. Os resultados apontam que a arquitetura da Evino permite a troca de valor na plataforma, sendo muito bem avaliada por seus consumidores. Palavras-chave: Plataforma multilateral. Proposicao de valor. Netnografia.
  • Editor: Universidade Metodista de Piracicaba
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.