skip to main content

As políticas públicas para a educação básica na Bahia nos anos 90 propostas e ações nas gestões de Antonio Carlos Magalhães e Paulo Souto (1991-1998)

Antonia Almeida Silva Sandra Maria Zakia Lian Sousa

2007

Localização: FE - Faculdade de Educação    (379.5(81.42) S586p )(Acessar)

  • Título:
    As políticas públicas para a educação básica na Bahia nos anos 90 propostas e ações nas gestões de Antonio Carlos Magalhães e Paulo Souto (1991-1998)
  • Autor: Antonia Almeida Silva
  • Sandra Maria Zakia Lian Sousa
  • Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL -- 1991-1998 -- BAHIA; ENSINO PÚBLICO -- BAHIA; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO -- BAHIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as políticas públicas para a educação básica encetadas pelos governos estaduais que se sucederam na Bahia no período 1991-1998. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: Quais políticas educacionais para a educação básica foram estruturadas pelos governos estaduais que se sucederam na Bahia no período 1991-1998 e como e em que medida tais políticas se constituíram em mecanismos operatórios de adesão ativa às formulações que se tornaram dominantes nos anos 90? A partir da interface dos contextos nacional e baiano no processo de alteração das concepções de Estado, de desenvolvimento e de política-social, experimentado nos anos 90, são analisadas as ações dos governos para inserir as políticas educacionais no processo de aquisição das novas visões sócio educacionais. O objetivo da pesquisa foi analisar as políticas públicas para a educação básica, explicitando os pressupostos político-pedagógicos e a concepção de Estado que orientaram as formulações governamentais e suas interfaces com as dinâmicas sociais mais amplas, tendo em vista as confluências e as contradições de duas ordens de questões: 1) as características e os processos de organização e reorganização do poder na Bahia; 2) as características e a natureza das intervenções estatais na educação pública. Assumiu-se como pressuposto desta pesquisa que as políticas públicas são mecanismos operatórios de um projeto educacional que é parte
    de uma realidade contraditória, na qual estão em disputa visões sociais de mundo e projetos políticos associados a tais visões. A metodologia adotada foi amparada na análise de conteúdo qualitativa e o corpus de análise foi composto pelos textos impressos versando sobre as intenções e ações do governo no setor da educação pública. A pesquisa conduziu-nos a um refinamento da hipótese inicial de que ) as políticas formuladas no período tinham sido concebidas dentro dos marcos de ajuste da educação às mudanças mundiais, referidas como resultado da globalização. Verificou-se na análise da gestão de Antônio Carlos Magalhães (1991-1994) que as políticas para educação básica adotadas foram marcadas pela reprodução de concepção e de estratégias de intervenção pregressas. Já em relação à gestão de Paulo Souto (1995-1998) observou-se um movimento de concatenação das intervenções no setor com as concepções de Estado e de desenvolvimento assumidas pelo governo. Concluiu-se que a adesão ativa das políticas para a educação básica às concepções anunciadas pelos governos se deu parcialmente e dentro de um processo controverso de definição das estratégias de intervenção.
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 241 p. anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.