skip to main content

O problema filosófico da teoria da representação e desdobramentos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática

Klüber, Tiago Emanuel ; Tambarussi, Carla Melli ; Mutti, Gabriele de Sousa Lins

Educação Matemática Pesquisa, 2022-08, Vol.24 (2), p.289-324

Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O problema filosófico da teoria da representação e desdobramentos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática
  • Autor: Klüber, Tiago Emanuel ; Tambarussi, Carla Melli ; Mutti, Gabriele de Sousa Lins
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Correlation ; Education ; Mathematical analysis ; Mathematical models ; Mathematics education ; Phenomenology ; Representations
  • É parte de: Educação Matemática Pesquisa, 2022-08, Vol.24 (2), p.289-324
  • Descrição: Este texto expõe compreensões sobre o problema filosófico da representação, tanto do ponto de vista da teoria clássica do conhecimento, quanto do ponto de vista fenomenológico, no primeiro caso, sendo tomado como vorstellung, e no segundo, como re-presentation. A discussão se dá em decorrência de o problema não ser enfrentado no âmbito da Modelagem na Educação Matemática, na qual a compreensão se alinha de modo naturalizado à concepção clássica. Explicitam-se, o quanto foi possível, diferenças entre as duas compreensões; efetuamos uma hermenêutica acerca dos termos correlatos à representação: realidade e modelo matemático; explicitam-se as compreensões de trabalhos de Modelagem na Educação Matemática que focaram o tema da realidade e correlatos; abrem-se interpretações concernentes aos desdobramentos de assumir uma posição fenomenológica do conhecimento para a Modelagem Matemática na Educação Matemática, em termos de ensino, aprendizagem, limitações da visão anterior, bem como indica-se a necessidade de revisar compreensões naturalizadas sobre os seus efeitos na Educação Matemática.
  • Editor: Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.