skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Experiências juvenis e ações públicas dirigidas à juventude: artes e trabalho na transmissão geracional.

Villar, Maria Elena Villar E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-09-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Experiências juvenis e ações públicas dirigidas à juventude: artes e trabalho na transmissão geracional.
  • Autor: Villar, Maria Elena Villar E
  • Orientador: Esposito, Marilia Pontes
  • Assuntos: Ações Públicas; Socialização; Juventude; Jovens; Geração; Experiência E Trabalho; Generation; Experience; Public Actions; And Work; Socialization; Young People; Youth
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo tem como foco central experiências vividas por jovens moradores do ABC paulista em interações com ações públicas de natureza artístico-cultural, implementadas por executivos municipais. Em Santo André, o trabalho voltou-se para experiências de jovens que vivenciam atividades formativas na área de teatro, organizadas pela Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), vinculada à Secretaria de Cultura e Esportes. Em São Bernardo do Campo, a investigação incidiu sobre experiências juvenis em processos formativos da oficina de artes circenses, oferecida pelo Programa Juventude Cidadã, sob a responsabilidade da Secretaria de Governo. O trabalho empírico foi dividido em três grupos de atividades: visitas aos equipamentos culturais, nos quais as ações públicas selecionadas se concretizam, visando ao estabelecimento de contatos com gestores, profissionais responsáveis e jovens freqüentadores das ações; observação sistemática das atividades, que permitiu conhecer a rotina empreendida pelos jovens e as relações estabelecidas; aplicação de questionário com questões fechadas, com a finalidade de produzir um perfil dos sujeitos estudados. Por fim, a partir dos diálogos estabelecidos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 12 jovens: 5 participantes da oficina de teatro e 7 que integram a oficina de artes circenses, o que tornou possível aprofundar o conhecimento dos sujeitos investigados e suas experiências. As distintas etapas do estudo foram iluminadas por contribuições conceituais e teóricas oferecidas por autores, tais como Karl Mannheim, Claudine Attias-Donfut, José Machado Pais (gerações e valores geracionais e intergeracionais); Peter Berger, Thomas Luckmann e Pierre Bourdieu (socialização e reprodução social); François Dubet, E.P. Thompson, Alberto Melucci e Anna Fabbrini (experiência e experiências juvenis). O trabalho de campo foi desenvolvido entre os meses de fevereiro/2005 a julho/2006. O estudo traz, como principais resultados, as idéias de que os jovens pesquisados dão peso significativo à cultura do trabalho que lhes foi transmitida por processos de socialização. Uma outra idéia foi a de que nem todos se deixam \"herdar pela herança\" transmitida pelos pais e reforçada pela escolarização, produzindo o que Pierre Bourdieu denominou de \"herdeiros sem história\". Para alguns, a combinação entre legado transmitido pela herança e freqüência às ações públicas municipais de formação artística-cultural significa alongar a vivência da juventude; para outros, a mesma combinatória tem como significado a produção de tensões e conflitos que se orientam para a conquista do trabalho e vivência profissional como algo expressivo, mais vinculadas ao \"ser\" do que ao \"ter\". Assim, não desvalorizam os valores e a cultura do trabalho que herdaram, mas os redimensionam, assumindo que o trabalho e a vida profissional só terão sentido pleno se forem na condição de artistas. Alguns jovens estudados, no momento do curso da vida em que se encontram, vivem experiências e empreendem percursos que os levam, da cultura do trabalho - à herança, para o \"sonho que produz o diverso\": ao trabalho na cultura.
  • DOI: 10.11606/T.48.2007.tde-10102007-111858
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-09-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.