skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Teatro e formação de professores origens dos cursos, situação atual, perspectivas de reestruturação

Arão Nogueira Paranaguá de Santana Ingrid Dormien Koudela

1999

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t792.070981 S232t e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Teatro e formação de professores origens dos cursos, situação atual, perspectivas de reestruturação
  • Autor: Arão Nogueira Paranaguá de Santana
  • Ingrid Dormien Koudela
  • Assuntos: TEATRO (ESTUDO E ENSINO) -- BRASIL; TEATRO E EDUCAÇÃO -- BRASIL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa analisou o tema da formação inicial de professores para o ensino de teatro na educação básica, das suas dimensões particulares às articulações mais amplas com a questão da licenciatura. Para tanto, investigou fontes diversificadas - oprocesso histórico de constituição dos cursos; a situação das 18 IES que os oferecem atualmente; as contribuições disponíveis na literatura; as propostas apresentadas por especialistas, associações profissionais e órgãos do poder público -,objetivando mapear as tendências de uma reestruturação que já está em andamento, quer na perspectiva das IES como no âmbito da legislação. Para analisar a realidade da escolarização brasileira e a formação de professores que lhe é consequente -em termos de ensino de teatro -, a pesquisa orientou-se pela noção de história enquanto possibilidade de transformação qualitativa da cultura e da educação, com ênfase na abordagem curricular advinda da teoria crítica pós-moderna. O estudoteórico articulou-se aos fatos do mundo prático, visando à proposição de sínteses significativas para compreensão do problema e encaminhamento das soluções
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: 232 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.