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A dramaturgia na cena contemporânea do teatro-dança

Licia Maria Morais Sanchez Jacó Guinsburg

2006

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t792.028 S211d e.2 )(Acessar)

  • Título:
    A dramaturgia na cena contemporânea do teatro-dança
  • Autor: Licia Maria Morais Sanchez
  • Jacó Guinsburg
  • Assuntos: TEATRO (REPRESENTAÇÃO); EXPRESSÃO CORPORAL; DANÇA; CRIAÇÃO ARTÍSTICA; MEMÓRIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Tem-se verificado uma valorização da memória em vários níveis: nas Ciências Humanas, a memória oral é pautada por circunstâncias que promovem sua revalorização; na arte, ela é instrumento desde Stanislavski, o pioneiro na utilização da memória afetiva na arte de ator. A Dramaturgia da Memória, fruto de minhas vivências, apóia-se na reconstrução do passado pela poesia do teatro-dança. Recupera pontos importantes da criação artística que levam em consideração fatores constituintes do processo criativo na arte: sensibilidade, flexibilidade, fluência, originalidade, capacidade de análise e síntese, coerência de organização e lógica. Também traz pontos relevantes das Ciências Humanas que propiciam o ingresso do criador-executante no campo político-social, levando sentimentos e emoções a configurarem um ato poético de resistência. Na reconstituição do passado, tendo como pano de fundo uma pesquisa histórica, as ações realizadas mostram-se como condição promotora de fortalecimento e construção de identidades. Essa identidade, memória coletiva compartida por todos, vem da história e à história retoma, transformada pelos desafios e pelas necessidades da realidade. No lugar de uma entrevista com roteiro, propomos questões-geradoras de pontos de vista particulares de um passado a ser expresso pela teatro-dança. Em interação com o criador-participante, procura-se informar, provocar, desconstruir a memória encoberta, a memória não oficial: a memória dos
    vencidos, mentida, traída. Nem a memória das comemorações oficiais, tampouco uma memória psicologizada ou em terapia, mas uma memória como prática de linguagem, encadeada em uma recordação que chama a outra, compondo uma narrativa simbólica de rememorações singulares cujo texto é costurado pela interação de diretores-criadores e executantes-criadores, refletindo e amarrando cenicamente suas imagens pregressas envoltas em significados de opiniões próprias
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 166 p.
  • Idioma: Português

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