skip to main content

Educação após-Auschwitz revisitada em tempos de pandemia

Anete Abramowicz

Cadernos da Pedagogia São Carlos v. 14, n. 29, n.esp., p. 4-11, out./2020

São Carlos, SP 2020

Acesso online

  • Título:
    Educação após-Auschwitz revisitada em tempos de pandemia
  • Autor: Anete Abramowicz
  • Assuntos: FASCISMO; EDUCAÇÃO INFANTIL
  • É parte de: Cadernos da Pedagogia São Carlos v. 14, n. 29, n.esp., p. 4-11, out./2020
  • Notas: Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1455. Acesso em: 14 jun. 2020
  • Descrição: Este artigo intitulado: Educação após-Auschwitz, revisitada em tempos de pandemia constituiu-se em aula sobre Educação após- Auschwitz ofertada pela linha de pesquisa denominada: Educação, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, realizada em meio à pandemia, como aula aberta em um curso que denominamos: Brazil, Brasis e a Educação, o que a Educação nos revela. Neste artigo retomamos a questão judaica, na perspectiva do debate sobre racismo mostrando as diferentes facetas que ele se expressa em situações limites como no campo de concentração e na escravidão, por exemplo. A partir de uma perspectiva “pessoal”, oral e de memórias retomo o tema como constitutivo de processos de subjetivação coletivos e individuais. O objetivo do artigo é mostrar a maneira pela qual o fascismo se espraia no tecido social e aponta para a importância de uma Educação Infantil pós-pandemia na chave da diferença
  • Editor: São Carlos, SP
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 4-11.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.