skip to main content

Enxerto alveolar com rhBMP-2 na fissura labiopalatina influência da duração da cirurgia, do sexo e da lateralidade

M. P. Monson J. O. L Parizotto; José Carlos da Cunha Bastos Junior; Daniela Gamba Garib; Claudia Resende Leal; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. José Mondelli" (31. 2018 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2018

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2018

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Enxerto alveolar com rhBMP-2 na fissura labiopalatina influência da duração da cirurgia, do sexo e da lateralidade
  • Autor: M. P. Monson
  • J. O. L Parizotto; José Carlos da Cunha Bastos Junior; Daniela Gamba Garib; Claudia Resende Leal; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. José Mondelli" (31. 2018 Bauru)
  • Assuntos: ENXERTO ÓSSEO -- ANATOMIA; FISSURA LÁBIOPALATINA -- REABILITAÇÃO; CIRURGIA BUCAL -- MÉTODOS
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2018
  • Notas: Disponível em: https://32cob.com.br/static/download/anais/Anais_31_COB.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O enxerto ósseo alveolar é uma etapa importante na reabilitação do indivíduo com fissura labiopalatina, porém há grande variabilidade nos seus índices de sucesso. Apesar disso, a literatura ainda não explorou todos os possíveis fatores que possam influenciar o sucesso deste procedimento. O objetivo deste estudo foi avaliar se a duração do procedimento, o sexo e a lateralidade da fissura completa de lábio e palato influenciam o resultado do enxerto alveolar (EA) realizado com rhBMP-2 em membrana de colágeno absorvível. A pesquisa foi transversal e verificou uma amostra de radiografias periapicais de 60 indivíduos submetidos consecutivamente à cirurgia de EA com rhBMP-2. As radiografias foram tomadas 9 meses (± 3 meses) após a cirurgia. Os resultados dos EAs foram caracterizados em sucesso e insucesso por 3 avaliadores que se basearam nos critérios adotados pela escala de Bergland modificada. Para a análise de concordância entre os avaliadores foi aplicado o índice Kappa intra e inter-avaliadores. A duração do procedimento, o sexo e a lateralidade (unilateral ou bilateral) da fissura completa de lábio e palato foram considerados. A influência dos fatores avaliados foi analisada primeiramente por meio dos testes Quiquadrado e Mann Whitney (p<0,10) e, posteriormente, por meio da Regressão Logística Univariada (p<0,05). Apenas o sexo foi estatisticamente significante para o resultado do EA (p=0,067) nas análises univariadas e foi considerado para o modelo da Regressão, onde também apresentou significância estatística (p=0,040) (OR=2,82). Concluiu-se que a duração da cirurgia e a lateralidade da fissura não influenciam o resultado do EA, porém, o sexo masculino tende a ter melhores resultados do que o feminino.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 41.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.