Coerência e coesão de narrativas de alunos da segunda, terceira e quarta série do ensino fundamental de uma escola pública de Monte Negro/RO análise comparativa
ABCD PBi
Coerência e coesão de narrativas de alunos da segunda, terceira e quarta série do ensino fundamental de uma escola pública de Monte Negro/RO análise comparativa
Autor:
T. M. Jorge
Ana Karolina Zamprônio Bassi
;
F M Costa
;
M. L. M Rocha
;
A
. F. F Pereira
;
Magali de Lourdes Caldana
;
José Roberto de Magalhães Bastos
;
Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)
Assuntos:
COERÊNCIA TEXTUAL (FONOAUDIOLOGIA)
;
COESÃO TEXTUAL (FONOAUDIOLOGIA)
;
ENSINO FUNDAMENTAL
;
ESCOLA PÚBLICA
;
MONTE NEGRO(RO)
É parte de:
Anais Bauru : FOB-USP, 2005
Descrição:
Introdução: Um texto não representa uma seqüência de frases isoladas, mas uma unidade lingüística com propriedades estruturais específicas. Assim, como unidade, o texto depende que diversas partes se articulem formando um todo único,
a
partir de determinados princípios e regras.
A
ausência de uma das partes pode comprometer o sentido de sua mensagem. Objetivo: Analisar comparativamente
a
produção de texto narrativo de crianças que freqüentam
a
segunda, terceira e quarta série do Ensino Fundamental de uma escola pública, na zona urbana do município de Monte Negro (Rondônia). Metodologia:
A
pesquisa teve início após o consentimento das escolas e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição.
A
amostra foi constituída por 144 crianças que foram solicitadas
a
produzir um texto com tema previamente estabelecido pelas avaliadoras, sem limite de tempo. Após
a
coleta dos textos, os mesmos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Para
a
análise estatística, aplicou-se o teste Quiquadrado. Resultados: A análise da coerência permitiu as seguintes considerações: a quase totalidade da amostra estudada manteve o tema proposto pelas avaliadoras, independentemente das séries consideradas; a presença do enredo empregado nas narrativas foi significantemente maior nos alunos das terceiras e quartas séries, sendo que, com relação ao tipo de enredo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre as séries. No que se refere à coesão,
verificou-se comprometimento para
a
maioria dos alunos avaliados, não existindo diferenças estatisticamente significantes entre as séries consideradas. Conclusão: Na casuística estudada,
a
maioria dos alunos apresentou alteração em grande parte dos aspectos considerados, sendo que apenas
a
análise do enredo evidenciou diferenças entre as séries
Editor:
Bauru FOB-USP
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
p. 61.
Idioma:
Português