skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Design de embalagens de consumo reutilizáveis em modelos business-to-consumer (B2C): panorama e perspectivas de projeto no contexto da economia circular

Souza, Caio Dutra Profirio De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-02-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Design de embalagens de consumo reutilizáveis em modelos business-to-consumer (B2C): panorama e perspectivas de projeto no contexto da economia circular
  • Autor: Souza, Caio Dutra Profirio De
  • Orientador: Sousa, Cyntia Santos Malaguti de
  • Assuntos: Business-To-Consumer; Design De Embalagem; Economia Circular; Reuso; Business-To-Consumer; Circular Economy; Packaging Design; Reuse
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: No universo das embalagens, a estratégia de reúso não é nova, especialmente entre empresas (business-to-business B2B), onde os paletes, os engradados e os tambores são comumente reutilizados, resultando em economias significativas a longo prazo, tanto em termos de capital quanto de recursos naturais. Entretanto, a crescente demanda por alternativas que contribuam para amenizar a problemática de embalagens de uso único também tem estimulado a busca por soluções inovadoras de embalagens reutilizáveis entre empresas e consumidores (business-to-consumer B2C). Do ponto de vista do produtor, este enfoque permite que materiais de alta qualidade permaneçam em circulação na economia e incentiva inovações sistemáticas em toda a cadeia produtiva as quais podem resultar em redução de custos com logística e produção , enquanto os clientes podem se beneficiar de experiências superiores e personalizadas de consumo, custos reduzidos de aquisição, programas de fidelidade e redução de resíduos domésticos. Em vista disso, este trabalho apresenta o atual estado da arte em pesquisa e desenvolvimento de embalagens reutilizáveis em modelos B2C, com ênfase no mercado de produtos de consumo de alto giro, tomando por base os dados obtidos por meio de revisões da literatura correlata, questionário virtual, entrevistas semiestruturadas com usuários selecionados e levantamentos em bases de dados de premiações em design de embalagem. As principais contribuições deste estudo são: (i) o panorama das possíveis abordagens e modelos de negócio para uma economia circular de embalagens centrada na estratégia de reúso; (ii) o destaque dos potenciais e das dificuldades envolvidas na implementação de tais sistemas, a partir da perspectiva do design; e (iii) a proposta de um quadro sistematizando os principais parâmetros de projeto que podem auxiliar no desenvolvimento de embalagens reutilizáveis em modelos B2C, a fim de orientar designers, profissionais de marketing e tomadores de decisão a chegarem a soluções reutilizáveis adequadas.
  • DOI: 10.11606/D.16.2022.tde-22072022-190204
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-02-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.