skip to main content

5G-Transversal: um framework para orquestração hierárquica federada dos serviços de redes 5G e gerações futuras em domínios heterogêneos.

Batista Junior, José Olimpio Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2023-07-03

Acesso online

  • Título:
    5G-Transversal: um framework para orquestração hierárquica federada dos serviços de redes 5G e gerações futuras em domínios heterogêneos.
  • Autor: Batista Junior, José Olimpio Rodrigues
  • Orientador: Cugnasca, Carlos Eduardo
  • Assuntos: 5g; Softwarização De Rede; 6g; Computação Em Nuvem Distribuída; Redes De Gerencia De Telecomunicações; 5g; Network Softwarization; Distributed Cloud Computing; Telecommunications Management Network
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: As empresas de telecomunicações conseguem monetizar e dispor da multilocação, clientes específicos e casos de uso por meio do network slicing, atendendo, de forma automatizada, aos Acordos de Níveis de Serviços exclusivos de cada fatia ou slice fim a fim. Adiante, vislumbra-se um ambiente com vários fornecedores e redução das barreiras à adoção de redes públicas e privadas de comunicação baseadas nos padrões de tecnologias de redes móveis 5G. Então, a implementação de redes baseadas em Rede de Acesso ao Rádio Aberta (Open RAN) com Orquestração dos Serviços de Rede constitui-se num caminho evolutivo da funcionalidade de acesso ao rádio para segmentos de transporte e núcleo com escalabilidade e automação nativos da nuvem. Isso trará novos atores e integradores de sistemas capazes de estender e criar soluções federadas, flexíveis e resilientes. Todavia, é necessário ter uma arquitetura hierárquica e distribuída que integre diferentes orquestradores dinâmicos, multiprovedores, atuando em cada segmento da rede e proporcionando handover horizontal para processar o network slicing sob a infraestrutura de telecomunicações existente em um ecossistema aberto e confiável. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é conceber o 5G-Transversal, um framework conceitual para orquestração dos serviços de redes móveis com garantia da qualidade de serviços e, consequentemente, da continuidade dos serviços fim a fim, atuando em redes 5G e gerações futuras em domínios heterogêneos. Os métodos empregados partiram do levantamento de requisitos, seguindo pela avaliação de modelos de orquestração similares da literatura, pelo projeto e descrição do 5G-Transversal até sua verificação, culminando na proposta de solução. Como resultados principais, obtiveram-se o metamodelo do 5G-Transversal verificado em um estudo de caso de uso médico hipotético, porém plausível ao atendimento ultraconectado de urgência, acompanhado da proposição inicial de um modelo de negócios inovador. O usuário final terá uma relação direta exclusivamente com um Prestador de Serviços de Conectividade, que será responsável pela interface com diferentes empresas de telecomunicações através de uma entidade orquestradora. Portanto, o 5G-Transversal propõe contribuições às ações regulatórias, à evolução científica e tecnológica das redes 5G e gerações futuras, oferecendo a possibilidade de impactos econômico e social com a quebra de paradigma para o mercado de telecomunicações com foco no usuário final.
  • DOI: 10.11606/T.3.2023.tde-12092023-081721
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2023-07-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.