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A progressão continuada no estado de São Paulo considerações a partir da perspectiva de educadores

Lygia de Souza Viégas Marilene Proença Rebello de Souza

Psicologia Escolar e Educacional Campinas, SP v. 10, n. 2, p. 247-262, 2006

São Paulo 2006

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A progressão continuada no estado de São Paulo considerações a partir da perspectiva de educadores
  • Autor: Lygia de Souza Viégas
  • Marilene Proença Rebello de Souza
  • Assuntos: ENSINO PÚBLICO; EDUCAÇÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS; PROGRESSÃO CONTINUADA
  • É parte de: Psicologia Escolar e Educacional Campinas, SP v. 10, n. 2, p. 247-262, 2006
  • Notas: Indexado na LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde;Indexado no Index Psi Periódicos (BVS-PSI)
  • Descrição: Este estudo analisou a Progressão Continuada na perspectiva de educadores do ensino fundamental. O método utilizado foi a realização de redações e grupos de reflexão visando conhecer como os educadores compreendem a política educacional, como a progressão acontece na sala de aula e quais dificuldades são enfrentadas na sua implantação. O consenso entre docentes e discurso oficial reside na necessidade de enfrentar os altos índices de reprovação e evasão existentes na escola pública. A dissensão entre professores e o projeto governamental encontra-se principalmente na maneira como tem sido implementado pois há pouca participação dos educadores no processo. Há uma concepção negativa em relação à capacidade de aprendizagem do aluno das camadas populares tanto no discurso oficial quanto na visão docente. Considera-se que a distância entre a intenção da proposta governamental e a realidade de sua implementação pode comprometer a democratização e a qualidade de ensino
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 247-262.
  • Idioma: Português

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