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Telejornalismo e educação para cidadania uma experiência de educomunicação

Maria Veronica Rezende de Azevedo Ismar de Oliveira Soares

2003

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t301.16 A994t e.2 (anexo) )(Acessar)

  • Título:
    Telejornalismo e educação para cidadania uma experiência de educomunicação
  • Autor: Maria Veronica Rezende de Azevedo
  • Ismar de Oliveira Soares
  • Assuntos: EDUCOMUNICAÇÃO; TELEJORNALISMO; TELEVISÃO; EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCOMUNICADORES -- FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa se harmoniza com as pesquisas e teses defendidas pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. A equipe de trabalho do NCE, inspirada e liderada pelo professor Ismar de Oliveira Soares, tem buscado, nos últimos anos, definir o perfil de um novo profissional que atua na interface da Educação com a Comunicação: o Educomunicador. As teses já defendidas discutem as implicações teóricas do campo da Educomunicação, mas prescindem de experiências que propiciem uma reflexão sobre o elo teoria-prática ou apontem para diretrizes da ação do educomunicador na interface entre escola e sociedade. Esta pesquisa, abordando o telejornalismo, aponta para a definição das possibilidades de atuação do educomunicador como mediador entre a escola pública e uma emissora de televisão, tendo como foco a formação do professor. O professor é visto como agente estimulador do diálogo dos jovens com os conteúdos veiculados pelos telejornais. A parceria com a emissora de TV local viabiliza experiências de produção de mensagens de autoria dos jovens, pelo acesso aos meios de produção de telejornais. A ação do educomunicador coordena o processo de aproximação entre a educação e a comunicação, trazendo aporte teórico às discussões e viabilizando as ações de treinamento e aplicação prática na escola
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 257 p anexos.
  • Idioma: Português

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