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A música popular brasileira como forma de representação da opinião pública

Maria Amelia Miranda Pirolo Heloiza Helena Gomes de Matos

2005

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t301.1540981 P671m e.2 )(Acessar)

  • Título:
    A música popular brasileira como forma de representação da opinião pública
  • Autor: Maria Amelia Miranda Pirolo
  • Heloiza Helena Gomes de Matos
  • Assuntos: OPINIÃO PÚBLICA (RELAÇÕES PÚBLICAS); MÚSICA POPULAR -- BRASIL; ANÁLISE DE CONTEÚDO; RECEPÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo aborda a música popular brasileira como um meio de representação da opinião pública. O referencial teórico possibilitará a adoção da linha determinando a ampliação dos conceitos de emissão, recepção, construção social do sujeito e opinião pública. A linha de pesquisa da Escola de Paio Alto que coloca a Comunicação como parte das Ciências Humanas é relevante para a compreensão de que o ser humano é produto do que ele pensa e isto é possível graças às relações que mantém com o meio e o outro, firmado em processos relacionais e internacionais nos quais os elementos contam menos do que as relações que se instauram entre eles. A tese desenvolve-se em duas etapas: uma voltada para o levantamento histórico político do país durante as décadas de 60 e 70 e prima pelo conhecimento do contexto social nestas décadas; a outra buscou o reconhecimento das letras de músicas que marcaram a época na visão do brasileiro que viveu ou sofreu as conseqüências dos caminhos adotados. As tendências musicais estudadas envolveram a Bossa Nova, o Tropicalismo, o Rock Nacional, a Jovem Guarda e Marchinhas Carnavalescas e foram resgatadas a partir de 392 entrevistas junto a pessoas de diferentes níveis de escolaridade e classe social, em Londrina no estado do Paraná.O método escolhido foi o de referência qualiquantitativa que a partir dos dados quantitativos -uma amostra aleatória quantitativa - respalda a análise qualitativa realizada. Para tanto, a técnica adotada foi a de
    análise de conteúdo que procurou através da identificação e da análise das unidades temáticas e categorias o conhecimento do que as letras de música representam para o entrevistado definindo a voz do povo, o que torna a música uma das formas mais claras da representação da opinião pública.
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 177 p.
  • Idioma: Português

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