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A música popular brasileira como forma
de
representação da opinião pública
Maria Amelia Miranda Pirolo Heloiza Helena Gomes
de
Matos
2005
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t301.1540981 P671m e.2 )
(Acessar)
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Título:
A música popular brasileira como forma
de
representação da opinião pública
Autor:
Maria Amelia Miranda Pirolo
Heloiza Helena Gomes
de
Matos
Assuntos:
OPINIÃO PÚBLICA (RELAÇÕES PÚBLICAS)
;
MÚSICA POPULAR -- BRASIL
;
ANÁLISE
DE
CONTEÚDO
;
RECEPÇÃO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Este estudo aborda a música popular brasileira como um meio
de
representação da opinião pública. O referencial teórico possibilitará a adoção da linha determinando a ampliação dos conceitos
de
emissão, recepção, construção social do sujeito e opinião pública. A linha
de
pesquisa da Escola
de
Paio Alto que coloca a Comunicação como parte das Ciências Humanas é relevante para a compreensão
de
que o ser humano é produto do que ele pensa e isto é possível graças às relações que mantém com o meio e o outro, firmado em processos relacionais e internacionais nos quais os elementos contam menos do que as relações que se instauram entre eles. A tese desenvolve-se em duas etapas: uma voltada para o levantamento histórico político do país durante as décadas
de
60 e 70 e prima pelo conhecimento do contexto social nestas décadas; a outra buscou o reconhecimento das letras
de
músicas que marcaram a época na visão do brasileiro que viveu ou sofreu as conseqüências dos caminhos adotados. As tendências musicais estudadas envolveram a Bossa Nova, o Tropicalismo, o Rock Nacional, a Jovem Guarda e Marchinhas Carnavalescas e foram resgatadas a partir de 392 entrevistas junto a pessoas de diferentes níveis de escolaridade e classe social, em Londrina no estado do Paraná.O método escolhido foi o de referência qualiquantitativa que a partir dos dados quantitativos -uma amostra aleatória quantitativa - respalda a análise qualitativa realizada. Para tanto, a técnica adotada foi a de
análise
de
conteúdo que procurou através da identificação e da análise das unidades temáticas e categorias o conhecimento do que as letras
de
música representam para o entrevistado definindo a voz do povo, o que torna a música uma das formas mais claras da representação da opinião pública.
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
177 p.
Idioma:
Português
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