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A cor no desenho industrial fundamentos para o projeto cromático
de
produtos
Carla Patrícia
de
Araújo Pereira João Bezerra
de
Menezes
2000
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(745.2 P426c )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
A cor no desenho industrial fundamentos para o projeto cromático
de
produtos
Autor:
Carla Patrícia
de
Araújo Pereira
João Bezerra
de
Menezes
Assuntos:
DESENHO INDUSTRIAL
;
COR (TEORIA)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Dissertação (Mestrado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Descrição:
Considerando que no desenho industrial a escolha
de
cores deve ser objetivo, consciente, e não apenas baseada na sensibilidade ou criatividade, este estudo procura fundamentar o uso da cor no desenho-de-produto, a partir
de
aspectos físicos, fisiológicos, psicológicos e culturais da cor. Inicialmente, a realidade física da cor é considerada: como as características da luz contribuem para a sensação cromática e como a luz é modificada pelos objetos. Em seguida, a cor é estudada não mais como estímulo físico, mas como resposta fisiológica e psíquica provocada no observador por esse estímulo, sendo identificados os fatores que interferem na sensação e percepção cromáticas. A cor é então abordada como fenômeno cultural, identificando-se significados atribuídos às cores a partir
de
usos no cotidiano e em objetos, e observando-se como tais significações evoluem ao longo do tempo e como se diferenciam
de
uma cultura para outra. Numa segunda parte, este trabalho analisa o papel da cor como elemento da configuração de produtos. Por intermédio de uma abordagem histórica, procura-se trazer à luz algumas particularidades do uso de cores no desenho de objetos ao longo do século XX, observando-se empresas, grupos de objetos, conceitos estéticos e Fatores econômicos ou tecnológicos que influenciaram no uso de cores. Em seguida, comentam-se estratégias de uso da cor em objetos, relações entre a cor do objeto e a cor do ambiente, e o papel da cor em funções
práticas, estéticas e simbólicas
de
produtos. Finalizando, conclui-se que o projeto cromático
de
objetos deve observar os contextos ambiental e
de
mercado, as funções do objeto, e deve avaliar o impacto que as soluções cromáticas terão no ambiente visual e os efeitos que suas percepções podem causar nas pessoas
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
183 p.
Idioma:
Português
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