skip to main content

Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes

Santos, Anderson Josué Corrêa De Paula

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2014-10-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
  • Autor: Santos, Anderson Josué Corrêa De Paula
  • Orientador: Benedito-Silva, Ana Amélia
  • Assuntos: Modelagem Baseada Em Agentes; Tumorigênese; Câncer; Software Didático; Sistemas Complexos; Netlogo; Hallmarks Of Cancer; Agent-Based Modeling; Didatic Tool; Complex Systems; Cancer; Tumorigenesis
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: No presente trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para tornar o ensino do câncer na graduação mais efetivo. Tal ferramenta foi criada utilizando simulações multi-agente na plataforma NetLogo e conceitos gerais do processo de formação do câncer. O modelo que serviu de base para a criação da ferramenta foi o de Hanahan & Weinberg (2011). Inicialmente, para mostrar que a ferramenta é adequada para o ensino do câncer, foram definidos conceitualmente os Sistemas Complexos e o câncer e, em seguida, foi mostrado como estes se relacionam. Para desenvolver o presente trabalho, foram utilizadas pesquisas em dados secundários, entrevistas em profundidade e participação em aulas, palestras e seminários. O resultado desse processo foi uma ferramenta com diversas aplicações capaz de ensinar sobre o câncer através de muita interatividade e experimentação. Foi elaborada uma discussão sobre a problemática do ensino no Brasil e como isso afeta a aceitação de novas metodologias de ensino conforme a que é apresentada neste trabalho. Discutiu-se sobre o ensino do câncer no Brasil e a utilidade de ferramentas da área de sistemas complexos para tal. Para finalizar o trabalho, foram sugeridas algumas formas interessantes de se estender o uso da ferramenta desenvolvida na pesquisa científica, na clínica médica, no melhoramento de exames diagnósticos, entre outras
  • DOI: 10.11606/D.100.2019.tde-04122014-123353
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2014-10-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.